TROIS CRITIQUES LEVINASSIENNES À L'EGARD DE LA LUTTE POUR LA RECONNAISSANCE HEGELIENNE

Autores

Palavras-chave:

reconhecimento, identidade, reciprocidade, conflito, metafísica

Resumo

Este artigo pretende confrontar o pensamento de Levinas e de Hegel sobre a questão do reconhecimento. Em geral, é em tom de reverência e admiração que Levinas se refere a Hegel. No entanto, o filósofo não hesita em formular uma crítica contra o filósofo alemão, a qual se desenrola com extrema cautela. Em outras palavras, Levinas nunca perde de vista a capacidade da filosofia hegeliana de se proteger das críticas e antecipá-las até que sejam incluídas em seu sistema. Esse também é o caso da crítica de Levinas à luta, em Hegel, pelo reconhecimento. Nossa posição é a de que Levinas nunca abertamente, mas implícita e cautelosamente, abraça a crítica da noção de identidade, de reciprocidade e de conflito como fazendo parte do conjunto da metafísica ontológica que domina a história do pensamento ocidental, a qual o pensador judeu convida a abandonar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Th. “Dialectique négative”. Paris: Payot Rivages, 2003.

BUBER, M. “Je-Tu”. Paris : Aubier-Montaigne, 1992.

CHALIER, C. “Figures du féminin”. Paris : Des femmes, 2006.

HISASHIGE, T. “Pour une éthique pathétique” In : L’éthique comme philosophie première. Paris : Cerf, collection Cahiers de la nuit surveillée, 1993.

HEGEL, G.W.F. “Phénoménologie de l’esprit”. Paris : Aubier, 1940, tome II.

HERACLITE. “Fragments”. Paris : Gallimard-Flammarion, 2004.

LEVINAS, E. “Totalité et infini”. La Haye : Martinus Nijhoff, 1961.

________. “Autrement qu’être ou au-delà de l’essence”. La Haye : Martinus Nijhoff, 1974.

________. “Noms propres”. Montpellier, Fata Morgana, 1976

________. “De Dieu qui vient à l’idée”. Paris : Vrin, 1982a.

________. “Éthique et infini”. Paris : Fayard-France culture, 1982b.

________. “Au-delà du verset”. Paris : Minuit, 1986.

________. “Entre Nous. Essai sur penser l’autre”. Paris: Biblio essais, 1993.

______. “Paix et proximité” In: Altérité et transcendance. Paris: Fata Morgana-LFG, 1995.

______. “En découvrant l’existence avec Husserl et Heidegger”. Paris: Vrin, 2001,

_______. “Difficile liberté”. Paris : Albin Michel, 2006.

_______. “Der Untergang der Vorstellung” dans : Die spur des Anderen. Untersuchungen zur Phänomenologie und Sozialphilosophie. Bamberg: Karl Alber Freiburg/München Verlag, 2007.

ROSENZWEIG, F. “L’Étoile de la rédemption”. Paris: Seuil, 1982.

SEBBAH, FD. “Décrire l’être comme guerre” In : Emmanuel Levinas. Territoires de pensée. Paris : PUF, 2007.

TAMINIAUX, J. “Préface” in: HEGEL, G.W.F. “Système de la vie éthique”. Paris : Payot, 1992.

TAYLOR, Ch.“Les sources du moi. La formation de l'identité moderne”. Paris : Seuil, 1998.

TUGENDHAT, E. “Conscience de soi et autodétermination”, trad. de R. Rochiltz. Paris : Armand Colin, 1995.

Publicado

26-10-2021

Como Citar

BALBONTIN-GALLO, C. TROIS CRITIQUES LEVINASSIENNES À L’EGARD DE LA LUTTE POUR LA RECONNAISSANCE HEGELIENNE. Revista Kriterion, [S. l.], v. 62, n. 149, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/35020. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos