SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O INTELECTO HUMANO E O INTELECTO AGENTE NO LIVRO SOBRE A ALMA V DE AVICENA

Autores

Palavras-chave:

Filosofia Medieval, Filosofia Árabe, Avicena, Intelecto

Resumo

O propósito do texto é investigar se a relação entre o intelecto humano e o intelecto agente, apresentada por Avicena no Livro sobre a alma V (Kitāb al-Nafs), comprometeria a autonomia epistemológica do intelecto humano. Partindo de uma discussão prévia[1] acerca da atividade colaborativa entre a alma racional e os sentidos internos, a análise que se segue é inteiramente devotada a apresentar os limites da interação causal entre os dois intelectos. Para isso, é necessário compreender o tipo de causalidade realizado pelo intelecto agente a partir da analogia com o sol e a visão tal como Avicena a emprega.

 

[1] Neste artigo, continuo uma discussão iniciada em outra ocasião (SOUSA, 2015, pp. 25-44). Aqui, serão apresentados novos argumentos contrários à atribuição da causalidade eficiente do conhecimento ao intelecto agente, os quais partem da análise da analogia com o sol e a visão.

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Publicado

26-10-2021

Como Citar

SOUSA, M. C. . SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O INTELECTO HUMANO E O INTELECTO AGENTE NO LIVRO SOBRE A ALMA V DE AVICENA. Revista Kriterion, [S. l.], v. 62, n. 149, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/35089. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Artigos