MONTAR A CENA PELA ESCRITA INTERVALAR E PELO APARECIMENTO EMANCIPATÓRIO

O MÉTODO ESTÉTICOPOLÍTICO DE JACQUES RANCIÈRE

Autores

Palavras-chave:

Jacques Rancière, Cena, Escrita, Aparecimento, Método

Resumo

A partir das reflexões mais recentes de Rancière, realizadas, sobretudo entre os anos 2017 e 2020, o artigo sistematiza os principais eixos da construção de seu método, que consiste em articular singularidades heterogêneas em cenas originadas na confluência de sua escrita com o aparecer dissensual de sujeitos políticos. Argumentamos que Rancière elabora, através de uma escrita anti-hierárquica, um trabalho de perturbação da “máquina explicativa” (2016, p. 68) que sustenta discursos especializados e suas diferentes traduções
em linguagens que insistem em manter uma ordem que controla quem pode aparecer sobre a cena, atualizando as separações entre espacialidades, temporalidades e corporeidades. Sua escrita e seu gesto metodológico podem auxiliar a compreender como a pesquisa baseada na montagem de cenas polêmicas assume o risco de produzir topografias igualitárias nas quais a palavra do pesquisador desliza entre as palavras de vários sujeitos, de vários textos e de várias experiências.

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Biografia do Autor

Ângela Cristina Salgueiro Marques, UFMG

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. P´ós-doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université Stendhal, Grenoble III. Bolsista do CNPq.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

MARQUES, Ângela C. S. MONTAR A CENA PELA ESCRITA INTERVALAR E PELO APARECIMENTO EMANCIPATÓRIO: O MÉTODO ESTÉTICOPOLÍTICO DE JACQUES RANCIÈRE. Revista Kriterion, [S. l.], v. 64, n. 154, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/35326. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos