É POSSÍVEL OUVIR O TEMPO-DURÉE?

UMA CRÍTICA AO BERGSONISMO MUSICAL

Autores

Palavras-chave:

Vladimir Jankélévitch, Gabriel Marcel, Tempo, Inefável, Durée, Gisèle Brelet

Resumo

O artigo analisa o tema da escuta musical do tempo na filosofia
de Vladimir Jankélévitch, buscando avaliar qual seja a prova fenomênica
alegada por Jankélévitch para sustentar a tese de que a escuta musical do
tempo carrega as mesmas propriedades do conceito de durée de Henri Bergson.
Concluímos que (1) as descrições temporais de Jankélévitch não são suficientes
para sustentar que a escuta musical equivale à escuta das propriedades da
durée, e que (2) esse fato implica um problema tanto para a máxima “a música
é a arte do tempo” quanto para a capacidade geral do bergsonismo, verificado
em demais autores, em fundar uma filosofia da música.

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Publicado

14-02-2024

Como Citar

NACHMANOWICZ, R. É POSSÍVEL OUVIR O TEMPO-DURÉE? UMA CRÍTICA AO BERGSONISMO MUSICAL. Revista Kriterion, [S. l.], v. 65, n. 156, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/37452. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos