O ARCAÍSMO DA SUBSTANCIALIDADE NO ESCRITO DA DIFERENÇA DE HEGEL

Autores

Palavras-chave:

Consciência, Absoluto, Finitude, Substância, Hegel

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar que uma das razões
para o fracasso de Hegel em consumar o projeto de “construir do absoluto para
a consciência” apresentado em 1801 em seu Escrito da Diferença consistia no
descompasso patente entre a negatividade que estaria submetida às determinações
da finitude e à concepção do absoluto pensado ainda substancialmente. Nesse
sentido, aquilo que chamamos aqui de arcaísmo da substancialidade daria
o tom desse descompasso que acarretava ainda na heterogeneidade entre a
finitude, com seu modo de ascender ao absoluto, e o absoluto mesmo. Entre
outras coisas, isso ficará mais claro observando o formalismo da proposta
intuicionista que Hegel apresenta nessa época, visando salvaguardar a elevação
da consciência sem que, com isso, sua negatividade intrínseca manchasse a
absolutidade do princípio ao qual essa se elevava.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Filipe da Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Filosofia pela UFRGS/Bolsista Capes. Pesquisador do Núcleo de pesquisa em filosofia clássica alemã (NUFCAL) e do Núcleo de estudos hegelianos (NEHGL).

Referências

BAUM, M. “Die Entstehung der Hegelschen Dialektik”. Bonn: Bouvier, 1986.

DÜSING, K. “Die Entstehung des spekulativen Idealismus. Schellings und Hegels Wandlungen zwischen 1800 und 1801”. In: JAESCHKE, W. (ed.). Transzendentalphilosophie und Spekulation. Der Streit um die Gestalt einer Ersten Philosophie (1799-1807). Hamburg: Felix Meiner, 1993. pp. 144-163.

______. “Grundformen der Ontologie bei Kant und bei Hegel”. Quaestio, Vol. 9, pp. 311-324, 2009 [Online]. Disponível em: https://doi.org/10.1484/J.QUAESTIO.1.100709. Acessado em 08 de maio de 2022.

______. “Idealistische Substanzmetaphysik. Probleme der Systementwicklung bei Schelling und Hegel in Jenae”. In: DÜSING, K.; HENRICH, D. (eds.). Hegel-Studien. Beiheft 20. Bonn: Bouvier, 1980. pp. 25-44.

HEGEL, G. W. F. “Differenz des Fichteschen und Schellingschen Systems der Philosophie”. In: Gesammelte Werke. Band 4. Hamburg: Felix Meiner, 1968.

______. “Glauben und Wissen, oder die Reflexionsphilosophie der Subjektivität in der Vollständigkeit ihrer Formen als Kantische, Jacobische und Fichtesche Philosophie”. In: Gesammelte Werke. Band 4. Hamburg: Felix Meiner, 1968.

HENRICH, D. “Erkundung im Zugzwang: Ursprung, Leistung und Grenzen von Hegels Denken des Absoluten”. In: WELSCH, W., VIEWEG, K. (eds.). Das Interesse des Denkens: Hegel aus heutiger Sicht. München: Wilhelm Fink Verlag, 2007. pp. 9-32.

______. “Absoluter Geist und Logik des Endlichen”. In: DÜSING, K., HENRICH, D. (eds.). Hegel-Studien. Beiheft 20. Bonn: Bouvier, 1980. pp. 103-118.

HOFFMEISTER, J. (ed.). “Briefe von und an Hegel”. Band I. Hamburg: Felix Meiner, 1969.

JAESCHKE, W. “Substanz und Subjekt”. Tijdschrift voor Filosofie, Vol. 62, Nr. 3, pp. 439-458, 2000 [Online]. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40889494. Acessado em 08 de maio de 2022.

KIMMERLE, H. “Das Verhältnis von Philosophie und Geschichte am Anfang der Jenaer Periode des Hegelschen Denkens und dessen aktuelle Bedeutung”. In: ______. (ed.). Die Eigenbedeutung der Jenaer Systemkonzeptionen Hegels. Berlim: Akademie Verlag, 2004. pp. 11-24.

LUGARINI, L. “Substance et réflexion dans logique et métaphysique Hégélienne d’Iéna”. In: DÜSING, K.; HENRICH, D. (eds.). Hegel-Studien. Beiheft 20. Bonn: Bouvier, 1980. pp. 139-155.

______. “Fonti spinoziane della dialettica di Hegel”. Revue Internationale de Philosophie,

Vol. 36, Nr. 139/140 (1/2), pp. 21-36, 1982.

MERKER, N. “Le origini della logica hegeliana (Hegel a Jena)”. Milano: Feltrinelli, 1961.

NOHL, H. (ed.). “Hegels theologische Jugendschriften”. Tübingen: Verlag von J.C.B. Mohr (Paul Siebeck), 1907.

OLIVEIRA, L. “Sobre a unidade da filosofia de Schelling: uma perspectiva sistemática com base no método construtivo (1801-1810)”. Cadernos De Filosofia Alemã, Vol. 25, Nr. 4, 2020 [Online]. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i4p191-208. Acessado em 08 de maio de 2022.

PALERMO, S. “Im Äther der einen Substanz Anmerkungen zum Hegelschen Begriff des Absoluten in den ersten Jenaer Jahren”. Hegel-Jahrbuch, Vol. 2014, Nr. 1, 2014 [Online]. Disponível em: https://doi.org/10.1515/hgjb-2014-0105. Acessado em 08 de maio de 2022.

RENAULT, E “Les transformations de l’idée de Naturphilosophie à Iéna entre 1801 et 1806”. In: BUÉE, J.-M., RENAULT, E. (eds.). Hegel à Iéna. Lyon: ENS Éditions, 2015. pp. 41-58.

SCHALHORN, C. “Hegels Jenaer Begriff des Selbstbewusstseins (1801-1805/06)”. In: KIMMERLE, H. (ed.). Die Eigenbedeutung der Jenaer Systemkonzeptionen Hegels. Berlim: Akademie Verlag, 2004. pp. 162-183.

VARNIER, G. “Naturphilosophie, Identitätsphilosophie, vernichtende Logik. Natur und Geist beim Jenaer Hegel”. In: VIEWEG, K. (ed.) Hegels Jenaer Naturphilosophie. München: Fink, 1998. pp. 57-70.

ZIMMERLI, W. “Die Frage nach Philosophie. Interpretationen zu Hegels »Differenzschrift«”. In: _____. Hegel-Studien. Beiheft 12. Hamburg: Felix Meiner Verlag, 2016.

Downloads

Publicado

14-02-2024

Como Citar

OLIVEIRA, L. F. da S. O ARCAÍSMO DA SUBSTANCIALIDADE NO ESCRITO DA DIFERENÇA DE HEGEL. Revista Kriterion, [S. l.], v. 65, n. 156, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/39659. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos