A METAFÍSICA DA LIBERDADE PARA A RAZÃO PRÁTICA EM KANT

Autores

Palavras-chave:

Kant , Metafísica da ação, Razão prática, Filosofia da ação, Agência

Resumo

Kant defende um compatibilismo radical na sua tese da união: necessidade natural e liberdade precisam estar unidas em “uma e mesma ação”. Na Elucidação Crítica da Analítica da segunda Crítica, Kant elabora em termos vinculados à sua distinção transcendental entre fenômenos e coisas em si e ao contexto da discussão histórica da Teodicéia sua metafisica da liberdade para a razão prática. Ela é articulada através da distinção que “se segue” da distinção transcendental, esta entre a causalidade do “ente agente” e da “ação no mundo sensorial”, que preserva a atribuição de ambos, necessidade natural e liberdade, às mesmas coisas, isto é, nossas ações no mundo físico. O que mostro no artigo é que essa distinção crucial exige a concepção das ações como o que fazem agentes que têm “causação de agente” e não como eventos físicos que são ocorridos ou acontecimentos no mundo. O elemento fundamental dessa metafísica da agência é que agentes não causam suas ações, que então não são eventos, porque elas são justamente o causar de eventos, seus efeitos, que encontramos como ocorridos no mundo. Contemporaneamente, uma distinção traçada na filosofia da ação entre o uso transitivo e o uso intransitivo de verbos de ações físicas auxilia a articular o que é central à metafísica da liberdade para a razão prática de Kant.

Referências

ALSTON, W. “Functionalism and Theological Language”. American Philosophical Quarterly, Vol. 22, Nr. 3, 1985.

GEACH, P. “Good and Evil”. In: FOOT, P. (eds.). Theories of Ethics, Oxford Readings in Philosophy, Oxford UP, 1967.

GEACH, P. “Intention, Freedom and Predictability”. In: TEICHMANN, R. (eds.). Logic, Cause and Action, Essays in Honour of Elizabeth Anscombe, Royal Institute of Philosophy Supplement: Vol. 46, Cambridge UP, 2000.

HERMAN, B. “Rethinking Kant’s Hedonism”. In: ______ Moral Literacy, Harvard UP, 2007, pp. 176-202.

HERMAN, B. “The Will and its Objects”. In: ______ Moral Literacy, Harvard UP, 2007a.

HERMAN, B. “Transforming Incentives, Feelings and the Making of the Kantian Moral Agent”. In: CARLSON, Å. (eds.). Philosophical Aspects of Emotions. Stockholm: Thales, 2005.

HORNSBY, J. “Simple Mindedness, In Defense of Naïve Naturalism in the Philosophy of Mind”. Harvard UP, 1997.

HYMAN, J.; ALVAREZ, M. “Agents and their Actions”. Philosophy, Vol. 73, 1998.

JOHNSON, R. “The Moral Law as Causal Law”. In: TIMMERMANN, J. (eds.). Kant’s Groundwork of the Metaphysics of Morals, A Critical Guide, Cambridge UP, 2009.

KANT, I. “Crítica da Razão Prática”. (trad. V. Rodhen), Martins Fontes, 2002.

KANT, I. “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”. (trad. G. de Almeida), Barcarolla/Discurso, 2009.

KANT, I. “Metaphysik Mrongrovius, 1782-1783 (Ak. 29: 747-940)”. In: AMERIKS, K.; NARAGON, S. (eds.). Lectures on Metaphysics (The Cambridge Edition), Cambridge UP, 2001.

KELLER, P. “Two Conceptions of Compatibilism in the Critical Elucidation”. In: REATH, A.; TIMMERMANN, J. (eds.). Kant’s Critique of Practical Reason, A Critical Guide, Cambridge UP, 2010.

KLAUDAT, A. “‘Necessary Sentiment’ and Moral Sensibility in Kant”. Studia Kantiana, Vol. 10, 2010, pp. 7-26.

KLAUDAT, A. “Hedonismo e Sumo Bem em Kant”. Studia Kantiana, Vol. 11, 2011, pp. 78-95.

KORSGAARD, C. “Creating the Kingdom of Ends”. Cambridge UP, 1996.

RUNDLE, B. “Why There Is Something Rather Than Nothing”. Oxford UP, 2006.

STEWARD, H. “A Metaphysics for Freedom”. Oxford UP, 2012.

WATKINS, E. “Kant and the Metaphysics of Causality”. Cambridge UP, 2005.

WATSON, G. (ed.). “Free Will”. Oxford UP, 1982.

WOOD, A. “Kant’s Compatibilism”. In: WOOD (ed.). Self and Nature in Kant’s Philosophy. Ithaca: Cornell UP. 1984, pp. 73-101.

Downloads

Publicado

18-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A METAFÍSICA DA LIBERDADE PARA A RAZÃO PRÁTICA EM KANT. Revista Kriterion, [S. l.], v. 66, n. 160, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/47551. Acesso em: 10 nov. 2025.