Lazer de Pessoas com Deficiências

Significando, Aprendendo e Ensinando

Autores

  • Cláudia Foganholi Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1115

Palavras-chave:

Educação, Atividades de Lazer, Pessoas com Deficiência

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo compreender os processos educativos decorrentes da prática social lazer de pessoas com deficiências físicas ou visuais que frequentam clubes sócio-recreativos na cidade de São Carlos-SP. Com base na fenomenologia, modalidade fenômeno situado, foram entrevistadas seis pessoas com deficiências físicas ou visuais. Os processos educativos observados apontam o lazer como espaço de troca de experiências e afirmação da capacidade de fruição do mesmo pelo grupo, indicando situações de combate a posturas e atitudes preconceituosas, significativas para pensar o estabelecimento de políticas públicas de acessibilidade, incentivo e apoio para a fruição do lazer das pessoas com deficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMRL. Associação Mundial de Recreação e Lazer. Seminário Internacional de Educação para o Lazer. 2-4 ago. 1993, Jerusalém, Israel. Carta internacional de educação para o lazer. Disponível em: http://www.educacaofisica.com.br/legislacao/carta-internacional-de-educacao-pelo-lazer . Acesso em: 4 out. 2010.

ASSMANN, H. Paradigmas educacionais e corporeidade. 2. ed. Piracicaba: UNIMEP, 1994.

BRANDÃO, C. R. A canção das sete cores. São Paulo: Contexto, 2005.

ESPÓSITO, V.H. C. A escola: um enfoque fenomenológico. São Paulo: Editora Escuta, 1993.

FIORI, E. M. Conscientização e educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 11, n. 1. jan/jun., p.3-10, 1986.

FREIRE, P.; SHÖR, I. Medo e ousadia – O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. Ação cultural para a prática da Liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

________. Educação e Mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

________. Pedagogia da Esperança. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GAIO R.; PORTO, E. Educação Física e pedagogia do movimento: possibilidades do corpo em diálogo com as diferenças. In: DE MARCO, A. (Org.). Educação Física: cultura e sociedade. Campinas: Papirus, 2006.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

GOMES, C. L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

GONÇALVES JUNIOR, L. et al. Lazer e processos educativos no Jardim Gonzaga – São Carlos/SP. In: ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER – ética e lazer na sociedade contemporânea, 17, 2005, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2005. (CD-ROM).

GONÇALVES JUNIOR, L. Lazer e trabalho: a perspectiva dos líderes das centrais sindicais do Brasil e de Portugal em tempos de globalização. In: GONÇALVES

JUNIOR, L. (Org.). Interfaces do lazer: educação, trabalho e urbanização. São Paulo: Casa do Novo Autor, 2008.

MARCELLINO, N. C. Lazer e humanização. Campinas: Papirus, 1983.

________. Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas: Autores Associados, 2000.

________. Lazer e educação. 11. ed. Campinas: Papirus, 2006.

MARTINS, J. A ontologia de Heidegger. In: MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. 2. ed. São Paulo: Centauro, 1992.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MOREIRA, W. W. Corpo pressente. Campinas: Papirus, 1995.

OLIVEIRA, M. W. et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED): Sociedade Cultura e Educação: novas regulações, 32, 2009, Caxambu/MG. Anais... Caxambu, ANPED, 2009. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/trabalho_gt_06.html . Acesso em: 10 dez. 2009.

PORTO, E. T. R. A corporeidade do cego: novos olhares. 2002. 162f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

________. Educação de qualidade para vidas especiais: um caminho a conquistar. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Qualidade de vida: complexidade e educação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2007.

RIBAS, J. B. C. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos na vida. São Paulo: Cortez, 2007.

RODRIGUES, C.; LEMOS, F. R. M.; GONÇALVES JUNIOR, L. Teorias do lazer: contribuições da fenomenologia. In: PIMENTEL, G. G. A. (Org.) Teorias do Lazer. Maringá: Eduem, 2010. p. 73-102.

SILVA, P. B. G. Educação e identidade dos negros trabalhadores rurais do Limoeiro. 1987. 328f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 1987.

Downloads

Publicado

2015-08-24

Como Citar

Foganholi, C., & Gonçalves Junior, L. (2015). Lazer de Pessoas com Deficiências: Significando, Aprendendo e Ensinando. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(2), 59–95. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1115

Edição

Seção

Artigos Originais