Lazer de Pessoas com Deficiências

Significando, Aprendendo e Ensinando

Auteurs

  • Cláudia Foganholi Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI :

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1115

Mots-clés :

Educação, Atividades de Lazer, Pessoas com Deficiência

Résumé

Essa pesquisa teve como objetivo compreender os processos educativos decorrentes da prática social lazer de pessoas com deficiências físicas ou visuais que frequentam clubes sócio-recreativos na cidade de São Carlos-SP. Com base na fenomenologia, modalidade fenômeno situado, foram entrevistadas seis pessoas com deficiências físicas ou visuais. Os processos educativos observados apontam o lazer como espaço de troca de experiências e afirmação da capacidade de fruição do mesmo pelo grupo, indicando situações de combate a posturas e atitudes preconceituosas, significativas para pensar o estabelecimento de políticas públicas de acessibilidade, incentivo e apoio para a fruição do lazer das pessoas com deficiências.

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Publiée

2015-08-24

Comment citer

Foganholi, C., & Gonçalves Junior, L. (2015). Lazer de Pessoas com Deficiências: Significando, Aprendendo e Ensinando. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(2), 59–95. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1115

Numéro

Rubrique

Artigos Originais