O Brincar e o “Se-Movimentar” da Criança como Manifestação Artística

Autores

  • Aguinaldo Cesar Surdi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Danieli Alves Pereira Marques Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • José Pereira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Elenor Kunz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1293

Palavras-chave:

Jogos e Brinquedos, Atividades de Lazer, Criança, Arte, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a complexa e significativa relação entre a criança, o brincar e o se-movimentar, como também, seguindo na trilha da fenomenologia, fazer uma aproximação entre o brincar e o se-movimentar de crianças com a arte, procurando salientar alguns significados para o processo educativo. É por meio do brincar e do seu se-movimentar, que as crianças têm contato com o seu mundo. O brincar possibilita que a criança se doe por completo, tornando-se o próprio mundo. Dessa forma, ela percebe as sensações mais íntimas que podemos sentir nessa intrincada relação.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

Surdi, A. C., Marques, D. A. P., Melo, J. P. de, & Kunz, E. (2016). O Brincar e o “Se-Movimentar” da Criança como Manifestação Artística. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(3), 225–234. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1293

Edição

Seção

Artigos de Revisão