Lazer na Escola

As Tensões Estabelecidas entre os Processos de Escolarização e o Lazer em um Colégio de Nível Médio/Técnico

Autores

  • Ubiratan Santos Pouzas Prefeitura Municipal de Itabira

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1598

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Adolescente, Ensino Fundamental e Médio

Resumo

Este estudo procurou entender algumas questões que envolvem a escolarização e o lazer no Colégio Técnico da UFMG (Coltec), as quais tensionam o cotidiano dessa escola. A partir de um levantamento bibliográfico, no intuito de contextualizar o problema a ser investigado, do emprego da Observação nas intermediações da instituição, e, posteriormente, do uso de Grupos Focais, estabeleceram-se três categorias, que foram exploradas no diálogo com as questões levantadas no estudo. A pesquisa revelou que os jovens vivenciam o lazer através dos interstícios escolares, brechas no tempo que encontram entre as aulas e em horário de almoço, e a partir de práticas transgressivas. O trabalho mostrou, ainda, que os jovens se constituem em distintos grupos culturais, marcados por afinidades e sociabilidades e que necessitam de incentivo aos diversos tipos de conhecimento que podem ser adquiridos na escola.

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Publicado

2017-03-28

Como Citar

Pouzas, U. S. (2017). Lazer na Escola: As Tensões Estabelecidas entre os Processos de Escolarização e o Lazer em um Colégio de Nível Médio/Técnico. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(1), 334–371. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1598

Edição

Seção

Artigos Originais