Lazer na Escola
As Tensões Estabelecidas entre os Processos de Escolarização e o Lazer em um Colégio de Nível Médio/Técnico
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1598Palabras clave:
Atividades de Lazer, Adolescente, Ensino Fundamental e MédioResumen
Este estudo procurou entender algumas questões que envolvem a escolarização e o lazer no Colégio Técnico da UFMG (Coltec), as quais tensionam o cotidiano dessa escola. A partir de um levantamento bibliográfico, no intuito de contextualizar o problema a ser investigado, do emprego da Observação nas intermediações da instituição, e, posteriormente, do uso de Grupos Focais, estabeleceram-se três categorias, que foram exploradas no diálogo com as questões levantadas no estudo. A pesquisa revelou que os jovens vivenciam o lazer através dos interstícios escolares, brechas no tempo que encontram entre as aulas e em horário de almoço, e a partir de práticas transgressivas. O trabalho mostrou, ainda, que os jovens se constituem em distintos grupos culturais, marcados por afinidades e sociabilidades e que necessitam de incentivo aos diversos tipos de conhecimento que podem ser adquiridos na escola.
Referencias
BARREIROS, Débora; MORGADO, Vânia. Multiculturalismo e o campo do currículo no Brasil: um estudo sobre multieducação. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; SGARBI, Paulo (Orgs.). Redes Culturais, diversidade e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
BIRMAN, Joel. Nas bordas da transgressão. In: PLASTINO, Carlos Alberto (Org.). Transgressões. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2002.
BRANDÃO, Vagner Maia. A escola do prazer: o lazer numa instituição voltada para obrigações. In: ENCONTRO FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 7, 2003, Niterói. Anais... Niterói: DEF-UFF, 2003.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Jovens na cidade. Rio de Janeiro: Trabalho e Sociedade, v. 1, n. 1, 2001.
______; MARTINS, Carlos H. dos Santos. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 1, p. 43-56, jan./abr. 2011.
DAYRELL, Juarez. Juventude, grupos culturais e sociabilidade. Revista de Estudios sobre juventud, México, n. 22, p. 296-313, jan.-jun., 2005.
______ (Org.). A escola como espaço socio-cultural. In:______. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
______. Juventude, grupos de estilo e identidade. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 30, p. 25-39, dez. 1999.
______. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude em Belo Horizonte. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), 2001.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1973.
ELIZALDE, Rodrigo. Sustentabilidade, juventude e lazer. In: FORTINI, Janice Lúce Martins; GOMES, Christianne L.; ELIZALDE, Rodrigo (Org.). Desafios e perspectivas da educação para o lazer. Belo Horizonte: Editorial SESC/Otium, 2011.
ENGUITA, Mariano. A face oculta da escola: educação, trabalho e capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
FRANÇA, Lilian Cristina Monteiro. Caos – Espaço – Educação. São Paulo: Annablume, 1994.
GATTI, Bernadete. Grupo Focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livros, 2005.
GHIRALDELLI, Paulo Júnior. Educação física progressista – a pedagogia social dos conteúdos e a educação física brasileira. 6. ed. São Paulo: Loyola, 1997.
GOMES, Christianne Luce. Mapeamento histórico do lazer na América Latina: em busca de novas abordagens para os estudos sobre o tema. In: ISAYAMA, H. F.; SILVA, S. R. (Org.). Estudos do Lazer: um panorama. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.
______; MELO, Victor Andrade de. Lazer no Brasil: trajetória de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento, v. 9, n. 1, enero-abril, UFRGS, 2003. p. 23-44.
GOMES, Sandra Regina. Resenha de “Grupo Focal na pesquisa em ciências Sociais e humanas” de Bernadete A. Gatti. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 486-489, 2005.
GROPPO, L. A. Contracultura, movimentos estudantis, o lazer e a cidade. São Paulo: USP/EACH, 2011. (Comunicação Oral).
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Alínea, 2008.
MARQUES, Walter Ernesto Ude. Produção social da criança e do adolescente marginalizados. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1993.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
MUNNÉ, F. Psicossociologia del tiempo libre: um enfoque crítico. México: Trilhas, 1980.
NEVES, José Luís. Pesquisa qualitativa: características e possibilidades. Cadernos de pesquisa em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 1996.
PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. Sentidos de significados de lazer na atualidade: estudo com jovens belo-horizontinos. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2004. (Doutorado em Educação).
REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
REY, Fernando González. Epistemología cualitativa y subjetividad. São Paulo, Educ, 1997.
SANTOS, B. de Souza. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, L. H. et. al. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
SIMMEL, Georg. Sociabilidade: um exemplo de sociologia pura ou formal. In: MORAES FILHO, Evaristo de (Org.). Georg Simmel: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. (Col. Grandes Cientistas Sociais, v. 34)
SPÓSITO, Marilia Pontes. Algumas hipóteses sobre as relações entre movimentos sociais, juventude e educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 22, 1999, Caxambu. Anais... Caxambu, 1999. Mimeo.
SZPACENKOPF, Maria I. Oliveira. Um espaço para a instituição e para a transgressão. In: PLASTINO, Carlos Alberto. Transgressões. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2002.
SZYMANSKI, Heloísa. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livros Editora, 2010.
VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Plano, 2003.
VILLAS, Sara. Formas de sociabilidade entre alunos de uma escola de ensino médio/técnico. Dissertação de mestrado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e palavra. In: VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001(Original publicado em 1934).