Colônias de Férias
Disciplina e Biopolítica Infantil
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.19966Palavras-chave:
Férias e Feriados, Criança, Atividades de LazerResumo
O presente trabalho versou sobre o biopoder e o poder disciplinar à luz de Michel Foucault, na intenção de discutir alguns saberes e práticas características das Colônias de Férias. Estas são espaços informais de ensino-aprendizagem com atividades lúdicas, cooperativas, competitivas e coletivas, objetivando a promoção do lazer. A partir dessa pesquisa, encontramos fortes propriedades do poder disciplinar e da biopolítica na educação e regulação dos corpos nas Colônias de Férias pesquisadas. O poder disciplinar se manifesta por meio da presença de atividades obrigatórias, regulação de costumes, da vigilância permanente, entre outros. A biopolítica, discutida por Foucault, aparece por intermédio da preocupação com a saúde da população que, por vezes, é colocada como prioridade, acima das escolhas dos indivíduos, dos desejos das crianças e das finalidades sociopolíticas da educação.
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