Colônias de Férias

Disciplina e Biopolítica Infantil

Autores

  • Rafael da Silva Mattos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Stephany de Sá Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Leonardo Hernandes Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Juliana Brandão Pinto de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Fernanda Aquino Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.19966

Palavras-chave:

Férias e Feriados, Criança, Atividades de Lazer

Resumo

O presente trabalho versou sobre o biopoder e o poder disciplinar à luz de Michel Foucault, na intenção de discutir alguns saberes e práticas características das Colônias de Férias. Estas são espaços informais de ensino-aprendizagem com atividades lúdicas, cooperativas, competitivas e coletivas, objetivando a promoção do lazer. A partir dessa pesquisa, encontramos fortes propriedades do poder disciplinar e da biopolítica na educação e regulação dos corpos nas Colônias de Férias pesquisadas. O poder disciplinar se manifesta por meio da presença de atividades obrigatórias, regulação de costumes, da vigilância permanente, entre outros. A biopolítica, discutida por Foucault, aparece por intermédio da preocupação com a saúde da população que, por vezes, é colocada como prioridade, acima das escolhas dos indivíduos, dos desejos das crianças e das finalidades sociopolíticas da educação.

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

Mattos, R. da S., Nascimento, S. de S., Oliveira, L. H., Castro, J. B. P. de, & Aquino, F. (2017). Colônias de Férias: Disciplina e Biopolítica Infantil . LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(3), 392–423. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.19966

Edição

Seção

Artigos de Revisão