O Lazer no Acre
A Perspectiva de Estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.29754Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Estudantes de Ensino Médio, Rede Cedes/Acre.Resumo
Este estudo tem como objetivo trazer a perspectiva dos estudantes do Ensino Médio do Acre a respeito do Lazer. Foi desenvolvido estudo transversal com 674 estudantes do Ensino Médio de Instituições Federais das cinco regionais do Estado do Acre. Os dados foram coletados por meio de questionário composto por módulos temáticos com questões abertas e fechadas. Destaca-se como resultado: os estudantes consideram o lazer importante e o relacionam com a prática, como o lazer social e de atividades físicas; e destinam um tempo para sua vivência. As barreiras apontadas para a prática do lazer foram: cansaço, falta de tempo e de dinheiro. Os estudantes também indicam a insuficiência de espaços destinados ao lazer e atribuem este fato à falta de interesse do poder público. As atividades mais frequentes são as sociais, as físicas e intelectuais, sendo suas escolhas mais influenciadas pelo meio social.
Downloads
Referências
AGUIAR, J. B. DE et al. Espaços públicos de lazer de uma capital brasileira: avaliação da qualidade e uso para a prática de atividade física. Licere, v. 22, n. 4, p. 317-339, dez. 2019. DOI: http://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.16271.
BAHIA, M. C. BRITO R. S. O lazer do brasileiro: como é vivenciado o tempo. In: STOPPA, E. A.; ISAYAMA, H. F. (org.). Lazer no Brasil: representações e concretizações das vivências cotidianas. Campinas: Autores Associados, 2017. Disponível em: https://www.each.usp.br/turismo/livros/lazer_no_brasil_stoppa_isayama.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.
BRAGA, I. F.; SANTOS, A. R. B. dos. Concepções de lazer sob a perspectiva dos adultos. Licere, v. 22, n. 4, p. 285-316, dez. 2019. DOI: http://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.16270.
BRASIL. Ministério dos Esportes. Chamada pública de seleção para apoio à estruturação e ao funcionamento dos “centros de desenvolvimento de pesquisas em políticas de esporte e de lazer da Rede Cedes”. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://arquivo.esporte.gov.br/arquivos/snelis/editalCEDES/editalCEDES2015.pdf. Acesso em: 04 ago. 2020.
______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
Elias, N. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
GOMES, C. L. (org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GONÇALVES, D. R. Atividades de lazer de jovens estudantes das escolas de ensino médio do município de Eldorado - RS: um estudo descritivo. Dissertação (mestrado) − Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, RS, 2010.
GRUBER G. V.; STOPPA E. A. O lazer do brasileiro: representações e concretizações nos espaços e equipamentos. In: STOPPA, E. A.; ISAYAMA, H. F. (org.). Lazer no Brasil: representações e concretizações das vivências cotidianas. Campinas: Autores Associados, 2017. Disponível em: https://www.each.usp.br/turismo/livros/lazer_no_brasil_stoppa_isayama.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ac.html. Acesso em: 12 set. 2020.
MAGNANI, J. G. C. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Hucitec, 2003.
MARANHO, M. C.; OLIVEIRA JUNIOR, C. R. de. O lazer no contexto do espaço público: algumas aproximações. EFDeportes.com, Revista Digital, v. 21, n. 216, 2016. Disponível em :http://www.efdeportes.com/efd216/o-lazer-no-contexto-do-espaco-publico.htm. Acesso em: 12 set. 2020.
MARCELLINO, N. C. O conceito de lazer nas concepções da educação física escolar: o dito e o não dito. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO DESPORTO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA: Livro de Resumos, 8. 2000. p. 1-10. Disponível em: http://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/dcefs/Prof._Adalberto_Santos2/13-o_conceito_de_lazer_nas_concepcoes_da_ef_escolar-o_dito_e_o_nao_dito10.pdf. Acesso em: 16 dez. 2020.
______. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Papirus, 1996.
______. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 1987.
______. Lazer e humanização. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
MARINHO, A. et al. Dos clássicos aos contemporâneos: revendo e conhecendo importantes categorias referentes às teorias do lazer. In: PIMENTEL, G. G. de A. (org.). Teorias do Lazer. Maringá: Eduem, 2010.
MARTINELLI, S. A. A importância de atividades de lazer na terapia ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCAR, São Carlos, v. 19, n. 1, p.111-118, jan. 2011. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/download/429/317. Acesso em: 16 dez. 2020.
MAYOR, S. T. S.; ISAYAMA, H. F. O lazer do brasileiro: sexo, estado civil e escolaridade. In: STOPPA, E. A.; ISAYAMA, H. F. (org.). Lazer no Brasil: representações e concretizações das vivências cotidianas. Campinas: Autores Associados, 2017. Disponível em: https://www.each.usp.br/turismo/livros/lazer_no_brasil_stoppa_isayama.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.
MULLER, A. Diagnóstico de esporte e lazer: conhecer para transformar: um estudo em Municípios do Rio Grande do Sul. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.
PEDRÃO, C.C. UVINHA, R. R. O lazer do brasileiro: discussão dos dados coletados em escolaridade, classes sociais e cor/raça. In: STOPPA, E. A.; ISAYAMA, H. F. (org.). Lazer no Brasil: representações e concretizações das vivências cotidianas. Campinas, SP: Autores Associados, 2017. Disponível em: https://www.each.usp.br/turismo/livros/lazer_no_brasil_stoppa_isayama.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.
SCHWARTCZ, L. M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SILVA, K. R. X. da. As representações sociais do lazer por estudantes do ensino médio: contribuições para a construção de novas práticas em Educação Física Escolar. In: ENCONTRO FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (EnFEFE), 10., 2006. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/as-representacoes-sociais-lazer-por-estudantes-ensino-medio-contribuicoes-para-construcao-novas-praticas-educacao-fisica-escolar/ . Acesso em: 29 nov. 2020.
TAFFAREL, C. N. Z. Diagnóstico Nacional do Esporte: DIESPORTE: Caderno 1. Ministério dos Esportes, jun. 2015. Disponível em: https://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4029772.pdf. Acesso em: 29 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.