Interfaces Trabalho e Lazer

Um Estudo com Jovens Aprendizes no Contexto do Programa Educação e Trabalho (PET)

Autores

  • Tatiana Domingues Pereira Faculdade de Minas (FAMINAS-BH)
  • Ana Cláudia Porfírio Couto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.32552

Palavras-chave:

Jovem Aprendiz, Trabalho, Atividades de Lazer

Resumo

Este artigo objetivou analisar as interfaces entre lazer e trabalho das jovens aprendizes do Programa Educação e Trabalho – PET. Por meio da aplicação de um questionário a 387 aprendizes foi possível constatar que as jovens dispõem de tempo para usufruírem o lazer, apesar de boa parte delas alegar dificuldades relacionadas a falta de dinheiro e de segurança. A opção das jovens por participarem do PET se deu, principalmente, como uma forma de se inserirem no mercado de trabalho, tendo como vantagem a aquisição de experiência. Na percepção das jovens o fato de serem aprendizes não interfere nos seus estudos e no tempo de lazer. Quanto ao gênero, percebem a existência de uma assimetria quanto às tarefas domésticas. Estes resultados contribuíram para se pensar na vivência dessas jovens não somente como contraponto ao trabalho, mas como possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.

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Publicado

2021-03-17

Como Citar

Pereira, T. D., & Couto, A. C. P. (2021). Interfaces Trabalho e Lazer: Um Estudo com Jovens Aprendizes no Contexto do Programa Educação e Trabalho (PET). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(1), 612–639. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.32552

Edição

Seção

Artigos Originais