Interfaces Trabalho e Lazer
Um Estudo com Jovens Aprendizes no Contexto do Programa Educação e Trabalho (PET)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.32552Palavras-chave:
Jovem Aprendiz, Trabalho, Atividades de LazerResumo
Este artigo objetivou analisar as interfaces entre lazer e trabalho das jovens aprendizes do Programa Educação e Trabalho – PET. Por meio da aplicação de um questionário a 387 aprendizes foi possível constatar que as jovens dispõem de tempo para usufruírem o lazer, apesar de boa parte delas alegar dificuldades relacionadas a falta de dinheiro e de segurança. A opção das jovens por participarem do PET se deu, principalmente, como uma forma de se inserirem no mercado de trabalho, tendo como vantagem a aquisição de experiência. Na percepção das jovens o fato de serem aprendizes não interfere nos seus estudos e no tempo de lazer. Quanto ao gênero, percebem a existência de uma assimetria quanto às tarefas domésticas. Estes resultados contribuíram para se pensar na vivência dessas jovens não somente como contraponto ao trabalho, mas como possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.
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