Percepção de Alunos do Ensino Médio sobre as Contribuições das Brincadeiras e Jogos Realizados na Infância para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.45503

Palavras-chave:

Brincadeiras, Habilidades motoras, Cognição

Resumo

A pesquisa objetivou verificar a percepção de alunos do ensino médio sobre as contribuições das brincadeiras e jogos realizados na infância para o desenvolvimento motor e cognitivo. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e qualitativa. Participaram 67 alunos e como instrumento utilizou-se um questionário semiestruturado. Com isso, conforme a percepção dos alunos do ensino médio verificou-se um maior envolvimento na infância com brincadeiras tradicionais, as quais contribuíram para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas como correr, equilibrar-se, coordenação motora, como também concentração, atenção, linguagem. Assim conclui-se que os estudantes do ensino médio têm uma percepção bastante positiva sobre a contribuição das brincadeiras e jogos realizados na infância para o seu desenvolvimento motor e cognitivo.

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Bezerra, A. S., & Alves, L. B. (2023). Percepção de Alunos do Ensino Médio sobre as Contribuições das Brincadeiras e Jogos Realizados na Infância para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 26(1), 1–22. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.45503

Edição

Seção

Artigos Originais