Percepção de Alunos do Ensino Médio sobre as Contribuições das Brincadeiras e Jogos Realizados na Infância para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.45503Palavras-chave:
Brincadeiras, Habilidades motoras, CogniçãoResumo
A pesquisa objetivou verificar a percepção de alunos do ensino médio sobre as contribuições das brincadeiras e jogos realizados na infância para o desenvolvimento motor e cognitivo. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e qualitativa. Participaram 67 alunos e como instrumento utilizou-se um questionário semiestruturado. Com isso, conforme a percepção dos alunos do ensino médio verificou-se um maior envolvimento na infância com brincadeiras tradicionais, as quais contribuíram para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas como correr, equilibrar-se, coordenação motora, como também concentração, atenção, linguagem. Assim conclui-se que os estudantes do ensino médio têm uma percepção bastante positiva sobre a contribuição das brincadeiras e jogos realizados na infância para o seu desenvolvimento motor e cognitivo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, V. R.; ALMEIDA, I. R.; MARTINS, M. M. Jogos e brincadeiras na educação infantil. REFAF - Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Alta Floresta, v. 6, n. 2, p. 32-43, 2017.
ALVES, C. O lúdico como dispositivo pedagógico: formação e atuação profissional no campo do lazer. Rev. Int. de Forma. de Professores, v. 4, n. 3, p. 167-189, 2019.
ALVES, C. O papel do profissional de Educação Física como intermediário entre o adulto e o lúdico. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2007.
ALVES, C.; MARCELLINO, N. C. Adulto e lúdico: a atuação do profissional de Educação Física no lazer. Motriz. v. 16, n. 1, p. 103-112, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BARNETT, L. M. et al. Correlates of gross motor competence in children and adolescents: a systematic review and meta-analysis. Sports Med., v. 46, p. 1663-1688, 2016.
BELO, A. A. L.; NUNES, C. A. A influência positiva da brincadeira na educação infantil. ID on Line Rev. Mult. Psi., v. 14, n. 53, p. 280-292, 2020.
BEZERRA, A. S.; LIMA, D. S.; SOARES, K. A. B. Brincadeira tradicional, Tecnologia e infância: ser criança na contemporaneidade. Rev. Bras. Educ. Fís. Escolar, v. 3, mar. 2019.
BEZERRA, A. S.; MEDEIROS, D. P. As Brincadeiras Realizadas por Crianças nas Praças da Cidade de Patos-PB. Licere, v. 23, n. 2, p. 1-18, 2020.
BRANDL, C. E. H.; BRANDL NETO, I. A importância do professor de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 2, p. 97-106, 2015.
BRITES, L. Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância. São Paulo: Editora Gente, 2020.
CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 7, n. 1, p. 92-104, 2007.
CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L. Caracterização de brincadeiras de crianças em idade escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 21, p. 365-373, 2008.
FEITOSA, A. C. et al. “Dando linha na pipa”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, São Luís, v. 3, n. especial, p. 303-315, 2017.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 487p.
GOMES, C. L. Estudos do Lazer e geopolítica do conhecimento. Licere, v. 14, n. 3, 2011.
HAETINGER, D.; HAETINGER, M. G. Jogos, recreação e lazer. Curitiba: IESDE Brasil, 2012. 84p.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2017. p. 15-53.
KLUNCK, L. I.; RIBEIRO, A. J. P. A contribuição das atividades lúdicas no desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina na educação infantil. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc São Miguel do Oeste, v. 3, 2018.
MACHADO, J. M. Os efeitos da atividade física na aprendizagem e no desenvolvimento motor infantil. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Centro Universitário Hermínio da Silveira IBMR - Laureate International Universities, Rio de Janeiro, 2017.
MACHADO, S. S.; WIGGERS, I. D. Imagens da infância: mídias e suas representações em práticas corporais infantis. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 966-984, 2012.
MACIEL, B. M. R. L.; BARBOSA, E. L. A importância da psicomotricidade na educação infantil e suas contribuições. Disponível em: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2178. Acesso em: 15 fev. 2022.
MAIA, D. F.; FARIAS, A. L. P.; OLIVEIRA, M. A. T. Jogos e brincadeiras nas aulas de educação física para o desenvolvimento da criança. Revista Cenas Educacionais, Caetité, v. 3, n. e8623, p. 1-17, 2020.
MARTINS, J.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. Ludicidade e desenvolvimento: a importância do brincar na educação infantil. REVASF, Petrolina, v. 8, n. 17, p. 58-82, 2018.
MOREIRA, J. G. R.; MOTA, R. S.; VIEIRA, M. A. A contribuição da brincadeira na educação infantil: uma das ferramentas utilizadas como forma de desenvolvimento cognitivo e motor. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 2, n. 12, p. 159-174, 2021.
NIJHOF, S. L. et al. Healthy play, better coping: the importance of play for the development of children in health and disease. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, v. 95, p. 421-429, 2018.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 888p.
PESCE, C. et al. Deliberate play and preparation jointly benefit motor and cognitive development: mediated and moderated effects. Frontiers in psychology, v. 7, p. 1-18, 2016.
PIMENTEL, A. Brincadeiras de rua, convivência urbana e ecologia dos saberes. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62 p. 703-721, 2015.
SANTOS, E. S. Lazer, infância e juventude: continuidades e descontinuidades. efdeportes.com - Revista Digital, v. 13, n. 121, 2008.
SANTOS, L. G. A importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil pré-escolar sob a percepção de professores. Projeção e Docência, v. 7, n. 2, p. 23-34, 2016.
SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos da coordenação. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v. 18, n. esp., p. 33-44, 2004.
SILVA, C. M. S.; SANTOS, C. A. B. Uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras na escola. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2017.
SILVA, F. S. et al. As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 4, p. 3820-3833, 2019.
SILVA, M. F. O lúdico como forma de desenvolvimento no processo de aprendizagem na educação infantil. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
SILVA, M. F. S. et al. As brincadeiras das crianças de ontem e de hoje no contexto sociocultural. Holos, v. 3, p. 62-74, 2017.
SILVA, T. F. Lazer, escola e educação física escolar: encontros e desencontros. Licere, v. 14, n. 1, 2011.
SOUZA, J. A.; PAIXÃO, J. A. Jogos e brincadeiras tradicionais de rua e suas implicações nas aulas de educação física infantil. Revista Iniciação e Formação Docente, v. 6, n. 1, p. 180-194, 2019.
STRIESKI, B. C. O desenvolvimento psicomotor das crianças e as contribuições no processo de aprendizagem. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
TEIXEIRA, C. C. S. A importância da brincadeira no desenvolvimento cognitivo infantil. Id on Line Rev. Psi., v. 10, n. 33, p. 94-102, 2017.
WANG, H. et al. A follow-up study of motor skill development and its determinants in preschool children from middle-income family. BioMed Research International, v. 2020, 2020.
ZENG, N. et al. Effects of physical activity on motor skills and cognitive development in early childhood: a systematic review. BioMed research international, p. 1-13, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.