Esporte e Lazer no Programa Minas Olímpica Geração Esporte – FHA
Espaços e Apropriações
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2013.643Palavras-chave:
Criança, Esporte, Atividades de LazerResumo
Este artigo apresenta o “Programa Minas Olímpica Geração Esporte”, da Fundação Helena Antipoff, suas características e seu entendimento de Esporte e Lazer. A partir da metodologia de oficina de desenho, com o tema: “Para você o que é o Programa Minas Olímpica”, procurou-se descobrir quais os espaços e apropriações desse pelas crianças. Os desenhos foram reveladores de olhares e concepções das crianças sobre seu contexto social, histórico e cultural, pensados, vividos e desejados. Concluímos que – dentro da perspectiva de que é importante ensinar o esporte e, além disso, ensinar “pelo” esporte, promovendo a cultura esportiva, a atividade física e o lazer para alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo – a FHA viabiliza, de acordo com sua proposta pedagógica, infraestrutura adequada, respeitando, sobretudo, a rotina escolar dos alunos e a garantia da qualidade nas ações a serem desenvolvidas.
Downloads
Referências
DOSIL, J. Motivación: motor del deporte. In: DOSIL, J. Psicologia de la atividad física y del desporte. Madrid: Mcgrawhil, 2004.
EPIPHANIO, E. H. Conflitos vivenciados por atletas quanto à manutenção da prática esportiva de alto rendimento. Estudos de Psicologia, v. 19, n. 1, p. 15-22, 2002
GOBBI, M. Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas. In: FARIA, A. L. G.; DEMARTINI, Z. B. F.; PRADO, P. O. Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: autores associados, 2002. p. 69-92.
GOVERNO de Minas Gerais. História da Fundação Helena Antipoff. Disponível em: http://www.fundacaohantipoff.mg.gov.br, acessado em 10/04/2013.
GOMES, A. M. R.; FARIA, E.L. Lazer e diversidade cultural. Brasília: SESI/DN, 2005.
GOMES, C. L. Verbete: Lazer-concepções. In: GOMES, Christianne Luce. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 119-125.
________. Lazer e formação profissional: Saberes necessários para qualificar o processo formativo. In. FORTINI, Janice Lúce Martins; GOMES, Christianne Luce; ELIZALDE, Rodrigo. (Org.). Desafios e perspectivas da educação para o lazer. Belo Horizonte: Editorial SESC/Otium, 2011. p. 33-46.
GRECO, P. J. ; SILVA, S. A. ; SANTOS, L. R. . Organização e desenvolvimento pedagógico do esporte no programa segundo tempo. In: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM. G.L. (Org.). Fundamentos pedagógicos do programa segundo tempo: da reflexão á prática. Maringa: Editora da Universidade Estadual de Maringa, 2009. p. 163-206.
ISAYAMA, H. F.; GOMES, C. L. O lazer e as fases da vida. In MARCELLINO, Nelson Carvalho. (Org.). Lazer e sociedade. Campinas: Alínea, 2008. 155-174 p.
LUTHAR, S.S.; CICCHETTI, D.; BECKER, B. The construct of resilience: a critical evaluation and guidelines for future work. Child Development, v. 71, n. 3, p.543-562, 2000.
MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 10. ed. Campinas: Papiros, 1987. 164 p.
MARTINEK, T.; HELLISON, D. Fostering resiliency in underserved youth through physical activity. Quest, v.49 , n.1,p. 34-49, 1997.
PIRES, F. F.. Quem tem medo de mau-assombro? Religião e Infância no semi-árido nordestino, 2007. 235f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
SANCHES, S. M. A prática esportiva como uma atividade potencialmente promotora de resiliência. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v.1, n.1, p.1-15, 2007.
SHILBURY, D; SOTIRIADOU, K. GREEN, B.C. Sport Development. Systems, Policies and Pathways: An Introduction to the Special Issue. Sport Management Review, v. 11., n. 3, p. 217-223, 2008.
SILVA, J.V.P ;TOLOCKA.R.E ; MARCELLINO, N. C. Lazer infantil: direitos legais, transformações sociais e implicações ao crescimento e habilidades motoras básicas. Licere, Belo Horizonte, v. 9, p. 81-96, 2006.
SILVA, L.T. As crianças e o brincar em suas práticas sociais: o Aglomerado da Serra/BH como contexto de aprendizagem. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Lazer) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.