Esporte e Lazer no Programa Minas Olímpica Geração Esporte – FHA

Espaços e Apropriações

Autores

  • Leonardo Toledo Silva Fundação Helena Antipoff (FHA)
  • Leonardo Fernando de Jesus Fundação Helena Antipoff (FHA)
  • Christiane Vasconcelos Silva Fundação Helena Antipoff (FHA)
  • Ana Cláudia Porfório Couto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maicon Rodrigues Albuquerque Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2013.643

Palavras-chave:

Criança, Esporte, Atividades de Lazer

Resumo

Este artigo apresenta o “Programa Minas Olímpica Geração Esporte”, da Fundação Helena Antipoff, suas características e seu entendimento de Esporte e Lazer. A partir da metodologia de oficina de desenho, com o tema: “Para você o que é o Programa Minas Olímpica”, procurou-se descobrir quais os espaços e apropriações desse pelas crianças. Os desenhos foram reveladores de olhares e concepções das crianças sobre seu contexto social, histórico e cultural, pensados, vividos e desejados. Concluímos que – dentro da perspectiva de que é importante ensinar o esporte e, além disso, ensinar “pelo” esporte, promovendo a cultura esportiva, a atividade física e o lazer para alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo – a FHA viabiliza, de acordo com sua proposta pedagógica, infraestrutura adequada, respeitando, sobretudo, a rotina escolar dos alunos e a garantia da qualidade nas ações a serem desenvolvidas.

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Publicado

2013-09-20

Como Citar

Silva, L. T., Jesus, L. F. de, Silva, C. V., Couto, A. C. P., & Albuquerque, M. R. (2013). Esporte e Lazer no Programa Minas Olímpica Geração Esporte – FHA: Espaços e Apropriações. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 16(3). https://doi.org/10.35699/2447-6218.2013.643

Edição

Seção

Relatos de Experiências