Evasão e Permanência no Projeto Esporte Cidadão
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.778Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Educação Física e treinamento, EsportesResumo
O objetivo deste artigo é descrever e interpretar a avaliação oferecida pelos evadidos e perseverantes no Projeto de Lazer Esporte Cidadão em Vila Velha, ES. Trata-se de um estudo de caráter descritivo-interpretativo, com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. As respostas provêm de 83 adolescentes, meninos e meninas: 69 se evadiram do projeto enquanto 14 deles são remanescentes nas atividades. Foram avaliadas as reações em termos de “lealdade”, “voz” e “saída”. A análise crítica do discurso dos informantes revelou que o projeto não conseguiu atender às “motivações e emoções de seus membros”, com espaço insuficiente para os desafios da competição. A conclusão é que os coordenadores de projetos sociais devem avaliar as emoções e perspectivas da comunidade em que intervêm e precisam oferecer atividades desafiadoras, que atendam às motivações dos participantes.
Downloads
Referências
ELIAS, N.; DUNNING, E. Memória e sociedade: a busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.
HIRSCHMAN, A. Saída, voz e lealdade: reações ao declínio de firmas, organizações e estados. São Paulo: Perspectiva, 1973.
LOVISOLO, H. R. Da educação física escolar: intelecto, emoção e corpo. São Paulo, Motriz, v. 8, n. 3, p. 15-18, 2002.
________. Mediação: esporte rendimento e esporte na escola. Porto Alegre, Revista Movimento, v. 7, n.15, p. 107-116, 2001.
________. Normas, utilidades e gosto na aprendizagem. In: VOTRE, S. J.; COSTA, V. L. M. (Org.). Cultura, atividade corporal e esporte. Rio de Janeiro: Editora da UGF, 1995.
ROJO, L. M. A fronteira interior: análise crítica do discurso: um exemplo sobre racismo. In: IÑIGUEZ, L. Manual de análise do discurso em ciências sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
STIGGER, M. P.; LOVISOLO, H. (0rg.). Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas: Autores Associados, 2009.
VAN DIJK, T. A. (Org.). El discurso como interacción social. Barcelona: Editorial Gedisa, 2000.
VIANNA, J. A. Esporte e camadas populares: inclusão e profissionalização. 2007. 238 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2007.
WODAK, R.; MEYER, M. (Org.). Methods of critical discourse analysis. London; Thousand Oaks; New Delhi: Sage Publications, 2001.