Evasão e Permanência no Projeto Esporte Cidadão
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.778Palabras clave:
Atividades de Lazer, Educação Física e treinamento, EsportesResumen
O objetivo deste artigo é descrever e interpretar a avaliação oferecida pelos evadidos e perseverantes no Projeto de Lazer Esporte Cidadão em Vila Velha, ES. Trata-se de um estudo de caráter descritivo-interpretativo, com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. As respostas provêm de 83 adolescentes, meninos e meninas: 69 se evadiram do projeto enquanto 14 deles são remanescentes nas atividades. Foram avaliadas as reações em termos de “lealdade”, “voz” e “saída”. A análise crítica do discurso dos informantes revelou que o projeto não conseguiu atender às “motivações e emoções de seus membros”, com espaço insuficiente para os desafios da competição. A conclusão é que os coordenadores de projetos sociais devem avaliar as emoções e perspectivas da comunidade em que intervêm e precisam oferecer atividades desafiadoras, que atendam às motivações dos participantes.
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