Evasão e Permanência no Projeto Esporte Cidadão

Autores

  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Sebastião Josué Votre Universidade Gama Filho (UGF)
  • Hugo Rodolfo Lovisolo Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.778

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Educação Física e treinamento, Esportes

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e interpretar a avaliação oferecida pelos evadidos e perseverantes no Projeto de Lazer Esporte Cidadão em Vila Velha, ES. Trata-se de um estudo de caráter descritivo-interpretativo, com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. As respostas provêm de 83 adolescentes, meninos e meninas: 69 se evadiram do projeto enquanto 14 deles são remanescentes nas atividades. Foram avaliadas as reações em termos de “lealdade”, “voz” e “saída”. A análise crítica do discurso dos informantes revelou que o projeto não conseguiu atender às “motivações e emoções de seus membros”, com espaço insuficiente para os desafios da competição. A conclusão é que os coordenadores de projetos sociais devem avaliar as emoções e perspectivas da comunidade em que intervêm e precisam oferecer atividades desafiadoras, que atendam às motivações dos participantes.

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Publicado

2011-03-20

Como Citar

Mello, A. da S., Votre, S. J., & Lovisolo, H. R. (2011). Evasão e Permanência no Projeto Esporte Cidadão. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 14(1). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.778

Edição

Seção

Artigos Originais