Política de Formação Profissional para Atuação em Lazer no Município de Piracicaba/SP

Autores

  • Gustavo André Pereira de Brito Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão (FACEX)
  • Nelson Carvalho Marcellino Universidade Metodista de Piraciaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.882

Palavras-chave:

Lazer, Preparação Profissional, Políticas Públicas, Formação de Professor

Resumo

Esse artigo, por meio de uma combinação entre pesquisa bibliográfica e de campo, tem como proposta buscar entender o processo de formação e qualificação para atuação profissional dos recursos humanos que atuam nos programas e projetos de lazer desenvolvidos pela Secretaria Municipal e Esportes, Lazer e Atividades Motoras (SELAM), no município de Piracicaba. É, portanto, um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram à observação participante, através de diário de campo, e instrumento aplicado diretamente aos Funcionários que atuam na área do Lazer. Entre as várias conclusões a que chegamos, destacamos que é imprescindível que a instituição pesquisada mantenha processos contínuos de qualificação e desenvolvimento dos profissionais e dos voluntários em lazer, mas é preciso também que os próprios profissionais, hoje professores de educação física, encarem que o aprendizado é um processo continuo e não termina com um curso de graduação ou de pós-graduação.

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Publicado

2009-03-20

Como Citar

Brito, G. A. P. de, & Marcellino, N. C. (2009). Política de Formação Profissional para Atuação em Lazer no Município de Piracicaba/SP. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 12(1). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.882

Edição

Seção

Artigos Originais