Política de Formação Profissional para Atuação em Lazer no Município de Piracicaba/SP
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.882Palabras clave:
Lazer, Preparação Profissional, Políticas Públicas, Formação de ProfessorResumen
Esse artigo, por meio de uma combinação entre pesquisa bibliográfica e de campo, tem como proposta buscar entender o processo de formação e qualificação para atuação profissional dos recursos humanos que atuam nos programas e projetos de lazer desenvolvidos pela Secretaria Municipal e Esportes, Lazer e Atividades Motoras (SELAM), no município de Piracicaba. É, portanto, um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram à observação participante, através de diário de campo, e instrumento aplicado diretamente aos Funcionários que atuam na área do Lazer. Entre as várias conclusões a que chegamos, destacamos que é imprescindível que a instituição pesquisada mantenha processos contínuos de qualificação e desenvolvimento dos profissionais e dos voluntários em lazer, mas é preciso também que os próprios profissionais, hoje professores de educação física, encarem que o aprendizado é um processo continuo e não termina com um curso de graduação ou de pós-graduação.
Referencias
AMARAL, Silvia Cristina Franco. Políticas públicas de lazer e participação cidadã: entendendo o caso de Porto Alegre. 2003. 192f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
BENINCÁ, Elli; CAIMI, Flávia Eloísa. Formação de professores: um diálogo entre teoria e prática. Passo Fundo: UPF, 2002.
BOENTE, Alfredo. Metodologia científica contemporânea para universitários e pesquisadores. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.
BRAMANTE, Antonio Carlos. Recreação e lazer: o futuro em nossas mãos. In: MOREIRA, Wagner Wey. Educação física e esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992. p.161 – 179.
______. Políticas públicas para o lazer: o envolvimento de diferentes setores. In: BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Esporte. O lúdico e as políticas públicas: realidade e perspectivas. Belo Horizonte: PBH/SMES, 1995, p.13- 17.
BRASIL. Constituição da República Federal do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Obra coletiva da editora Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2002.
CAUDURO, Maria Teresa. O profissional de educação física e suas competências específicas. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho. (Org). Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte. Campinas: Papirus, 2003. p.31-46.
CHAVES, Márcia et al. Lazer e recreação no currículo de educação física. 2. ed., Maceió: EDUFAL, 2003.
CRISTAN, Mara Lúcia. Políticas públicas para o esporte no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 11, n.3, p.186-189, Dez. 1990.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Universidade o estágio curricular: subsídios para a discussão. In: ALVES, Nilda (org). Formação de professores: pensar e fazer. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996. p.09-36.
FREITAS, Ricardo Ferreira; HELAL, Ronaldo; PIZZI, Fernanda. Indústria cultural. In: GOMES, Christianne Luce (Org.). Dicionário Critico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.112-116.
GODOY, João Francisco Rodrigues de. A experiência da secretaria de esportes, lazer e turismo da prefeitura do município de piracicaba (1989 – 1992). In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org). Lazer: formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, 1995. p.87-101.
GODOY, João Francisco Rodrigues de (Org). Desporto de base: jogando para o desporto. Piracicaba: UNIMEP, 1992.
LINHARES, Célia Frazão Soares. Trabalhadores em trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente. In: ALVES, Nilda (Org). Formação de professores: pensar e fazer. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996. p.09-36.
MAGNANI, José Guilherme C. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Brasiliense, 1982.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 1987. ______. (Org). Políticas públicas. Setoriais de lazer: o papel das prefeituras. Campinas: Autores associados, 1996.
______. Estudos do lazer: uma introdução. 3. ed., Campinas: Autores Associados, 2002.
______. et al. Lazer, cultura e patrimônio ambiental urbano – políticas públicas. Curitiba: OPUS, 2007.
MARIN, Elizara Carolina. Currículo e formação do profissional do lazer. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.23, n.1, p.123-130, Set. 2001.
MATOS, Lucília da Silva. Belém: do direito ao lazer ao direito à cidade. In: MARCELLINO, Nelson carvalho. (Org). Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas: Autores Associados, 2001. p. 117-140.
PIMENTEL, Giuliano. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí: Fontoura, 2003.
PINHEIRO, Humberto Lippo. As políticas públicas e as pessoas portadoras de deficiência. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho. (Org) Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte. Campinas: Papirus, 2003. p.137-155.
PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. A construção da interdisciplinaridade no lazer: experiência política da prefeitura municipal de Belo Horizonte - MG. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho. (Org). Políticas públicas setoriais de lazer: o papel das prefeituras. Campinas: Autores Associados, 1996. p.61-70.
PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. Políticas públicas de esporte e lazer: caminhos participativos. Revista Motrivivência, Florianópolis, v.10, n.11, p.47-68, jul. 1998.
RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
REQUIXA, Renato. Sugestões de diretrizes para uma política nacional de lazer. São Paulo: SESC, 1980.
TURINO, Célio. Na trilha de Macunaíma: Ócio e trabalho na cidade de São Paulo. São Paulo: Senac, 2005.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. A sociedade pós-industrial e o profissional em turismo. Campinas: Papirus, 1998.
WERNECK, Christianne Luce Gomes. Lazer, trabalho e educação: relações históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. UFMG; CELAR – DEF/UFMG, 2000.
WERNECK, Christianne Luce Gomes. A formação profissional no lazer em nossa moderna sociedade: repensando os limites, os horizontes e os desafios para a área. Revista Licere, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.47-65, set. 1998.
ZINGONI, Patrícia. Políticas públicas participativas de esporte e lazer: da congestão à co-gestão. Revista Motrivivência, Florianópolis, v.10, n.11, p.31-46, jul. 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.