Cicloviagem, Lazer e Educação Ambiental

Processos Educativos Vivenciados na Serra da Canastra

Autores

  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Clayton da Silva Carmo Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Denise Aparecida Corrêa Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1161

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Educação Ambiental, Ciclismo

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar e analisar os processos educativos vivenciados por um grupo de cicloviajantes participantes do “Projeto de Educação Ambiental e Lazer” (PEDAL) durante uma cicloviagem na região da Serra da Canastra. A pesquisa envolveu notas de campo, as quais foram submetidas à análise qualitativa inspirada na fenomenologia. A análise dos dados permitiu identificar processos educativos relacionados à aprendizagem técnica, a empatia e a experiência sensível ao ambiente. Consideramos que a experiência promovida pela utilização da bicicleta pode favorecer fruição crítica do lazer e da educação ambiental.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

Gonçalves Junior, L., Carmo, C. da S., & Corrêa, D. A. (2015). Cicloviagem, Lazer e Educação Ambiental: Processos Educativos Vivenciados na Serra da Canastra. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(4), 173–208. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1161

Edição

Seção

Artigos Originais