A Cultura da Convergência no Cartola FC

Interação, Consumo e Gamificação pelas Mídias Sociais

Autores

  • Vivianne Limeira Azevedo Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Sheylla Miris de Lima Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Thiago Felipe Maia Lisboa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Allyson Carvalho de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12309

Palavras-chave:

Fantasy Game, Jogos de Vídeo, Cultura da Convergência, Mídias Sociais

Resumo

Este artigo propõe a análise do fantasy game Cartola FC, a partir da noção de cultura da convergência de JENKINS (2009), e aponta indicadores para reflexões no campo do consumo das práticas sociais e de lazer. Para tanto, abordamos o conceito da convergência, no âmbito do game, para explicar como o conteúdo de mídia é retransmitido no ciberespaço por meio da interação entre os participantes e as mídias. Para verificar quais suportes midiáticos subsidiaram a produção dos conteúdos, utilizamos a netnografia, uma vez que essa perspectiva coexiste com as dimensões da convergência nas estratégias de divulgação do jogo. Percebe-se que são várias as formas de participação dos usuários, alimentadas por novas interações a cada rodada do campeonato. Isso permite pensar o consumo das mídias pelos usuários e nos parece um campo fértil de articulação sobre modelos de jogos para aprendizagem por refletirem práticas de gamificação.

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Publicado

2019-03-29

Como Citar

Gomes, V. L. A., Santos, S. M. de L., Lisboa, T. F. M., & Araújo, A. C. de. (2019). A Cultura da Convergência no Cartola FC: Interação, Consumo e Gamificação pelas Mídias Sociais. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(1), 1–23. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12309

Edição

Seção

Artigos Originais