A Cultura da Convergência no Cartola FC

Interação, Consumo e Gamificação pelas Mídias Sociais

Autores/as

  • Vivianne Limeira Azevedo Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Sheylla Miris de Lima Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Thiago Felipe Maia Lisboa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Allyson Carvalho de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12309

Palabras clave:

Fantasy Game, Jogos de Vídeo, Cultura da Convergência, Mídias Sociais

Resumen

Este artigo propõe a análise do fantasy game Cartola FC, a partir da noção de cultura da convergência de JENKINS (2009), e aponta indicadores para reflexões no campo do consumo das práticas sociais e de lazer. Para tanto, abordamos o conceito da convergência, no âmbito do game, para explicar como o conteúdo de mídia é retransmitido no ciberespaço por meio da interação entre os participantes e as mídias. Para verificar quais suportes midiáticos subsidiaram a produção dos conteúdos, utilizamos a netnografia, uma vez que essa perspectiva coexiste com as dimensões da convergência nas estratégias de divulgação do jogo. Percebe-se que são várias as formas de participação dos usuários, alimentadas por novas interações a cada rodada do campeonato. Isso permite pensar o consumo das mídias pelos usuários e nos parece um campo fértil de articulação sobre modelos de jogos para aprendizagem por refletirem práticas de gamificação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CRUZ JUNIOR, G. Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação. Porto Alegre, v.20, n.3, p. 941-963, jul./set. de 2014.

FRANÇA, V. A televisão porosa – traços e tendências. In: FREIRE FILHO, João (Org.). A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

GARCIA-CANCLINI, N. Leitor, espectadores e internautas. São Paulo: iluminuras, 2008.

GLOBOESPORTE.COM. Guia especial: entenda como jogar o Cartola FC com as novidades de 2016. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/cartola-fc Acesso em: 19 jul. 2017.

GOMES, P. G. O processo de midiatização da sociedade e sua incidência em determinadas práticas sociossimbólicas na contemporaneidade. In: Midiatização e processos sociais na América Latina. São Paulo: Paulus, 2008.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JOHNSON, S. Tudo que é ruim é bom pra você. Rio de Janeiro: Zahar, Simplíssimo Livros, 2012.

KOZINETS, R V., Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014

PRIMO, A. CASSOL, M. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias. PGIE-UFRGS Revista Informática na educação: teoria & prática. v.2, n.2, outubro, 1999.

RAULINO, G. Relações entre Mídia e Lazer: o capitalismo, os meios e a apropriação do tempo livre nas sociedades industrial e pós-industrial. Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, da UFRN. 2013

SCHWARTZ, G. Mª. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando Dumazedier. Revista Licere, Belo Horizonte, v. 6, n.2, p. 23-31, 2003. Disponível em: http://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/4133 . Acesso em: ago. 2017.

Publicado

2019-03-29

Cómo citar

Gomes, V. L. A., Santos, S. M. de L., Lisboa, T. F. M., & Araújo, A. C. de. (2019). A Cultura da Convergência no Cartola FC: Interação, Consumo e Gamificação pelas Mídias Sociais. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(1), 1–23. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12309

Número

Sección

Artigos Originais