Appropriations and Configurations of Competences in Physical Education Bachelor's Training

A Systematic Review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.44524

Keywords:

Competences, Physical education bachelor's, Initial formation

Abstract

The study analyzes the appropriations about the configurations of competences in the formation of Bachelors in Physical Education (PE). The systematic review was a methodological tool and after selecting the data we reached 13 articles that data analysis points out that although there are few publications on the subject of competences in higher education in PE is a subject that worries many due to the evident neglect regarding the materialization of knowledge in a practical situation. We recognize a certain negligence in the field of leisure and the prevalence of competences related to health. Therefore, we defend an egalitarian, isonomic and equivalent treatment between the areas of leisure, sport and health in the formation of the competences of the bachelor in PE. The diversity of formation needs to be considered, meeting the demands demanded by society, whether in its different public or private work environments.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANVERSA, A. L. B.; OLIVEIRA, A. A. B. de. Personal trainer: competências profissionais demandadas pelo mercado de trabalho. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i3.14418. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/14418. Acesso em: 21 jun. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENITES, L.; SOUZA NETO, S. D.; HUNGER, D.O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p.343-360, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/mXh465f7ZRRhRT4MG4tM57d/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 21 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CES n.º 07, de 31 de março de 2004, do Conselho Nacional da Educação, Brasília, 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12992&Ite mid.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Resolução CFE/MEC nº 03, de 16 de junho de 1987, do Conselho Federal de Educação, Brasília, 1987. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Disponível em: http://crefrs.org.br/legislacao/pdf/resol_cfe_3_1987.pdf.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação, Brasília, 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877795/do1-2018-12-19-resolucao-n-6-de-18-de-dezembro-de-2018-55877683.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CES nº 1, de 29 de dezembro de 2020, do Conselho Nacional de Educação, Brasília, 2020. Dispõe sobre prazo de implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) durante a calamidade pública provocada pela pandemia da COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/ces-n-1-de-29-de-dezembro-de-2020-296893578.

DELUIZ, N. O Modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v.27, n.3, set./dez.2001. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/572. Acesso em 22 jun. 2022.

EGERLAND, E. M.; NASCIMENTO, J. V.; BOTH, J. Nível de associação entre a importância atribuída e a competência percebida de treinadores esportivos. Pensar a prática, v.12, n.3, p.1-13, set./dez. 2009a. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/7621/6193. Acesso em 22 jun. 2022.

EGERLAND, E. M.; NASCIMENTO, J. V.; BOTH, J. As competências profissionais de treinadores esportivos catarinenses. Motriz, Rio Claro, v.15 n.4 p.890-899, out./dez. 2009b.

FILIPPIS, A.; MARCELLINO, N. C. Formação profissional em lazer, nos cursos de educação física, no estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, p. 31-56, abr. 2013.

GOMES, I. S.; CAMINHA, I. O. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n.1, p.395-411, jan/mar de 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41542/28358. Acesso em 15 mai. 2022.

ISAYAMA, H. F. Formação profissional no âmbito do lazer: desafios e perspectivas. In: ISAYAMA, H. F. (Org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2015. p. 9-25.

MANSKE, G. S.; OLIVEIRA, D. A formação do profissional de educação física e o sistema único de saúde. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 191-210, setembro 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/21758042.2017v29n52p191/35039. Acesso em 20 jun. 2022.

MARINHO A.; SANTOS P. M.; FARIAS G. O. Competências e formação profissional: reflexões sobre um projeto de ensino. R. bras. Ciência. e Movimento, v.20, n.3, p.46-54, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/h66qwK5J8ny8RqFVzgjJn3r/?lang=pt. Acesso em 21 jun. 2022.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 1998.

NEVES, R. L. R.; ASSUMPÇÃO, L. O. T. Formação e intervenção profissional em saúde pública: percepções de profissionais de educação física. Movimento, Porto Alegre, v.23, n.1. p.201-212, jan./mar. de 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/65321/41027. Acesso em 21 jun. 2022.

OLIVEIRA, D. C. R.; et al. Competência profissional dos trabalhadores de programas de atividade física da atenção básica à saúde de Pernambuco. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 23, p. 1–10, 2018. DOI: 10.12820/rbafs.23e0022. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/13319. Acesso em: 21 jun. 2022.

OLIVEIRA, R. C.; ANDRADE, D. R. Formação profissional em educação física para o setor da saúde e as diretrizes curriculares nacionais. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, out./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42255/pdf. Acesso em 22 jun. 2022.

PAIXÃO, J. A.; CUSTÓDIO, G. C. C.; BARROSO, Y. W. S.O processo de aprendizagem do professor de educação física atuante em academias de ginástica no início de carreira. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, abr./jun. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35348/pdf. Acesso em 22 jun. 2022.

PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

ROCHA, M. B. da et al. As teorias curriculares nas produções acerca da educação física escolar: uma revisão sistemática. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 178-194, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.gpef.fe.usp.br/teses/rocha-tenorio-junior-neira%20(1).pdf. Acesso em 15 mai. 2022.

SANTOS, C. A. N. L.; ISAYAMA, H. F. Mercado de trabalho e perfil profissional: os caminhos da formação e atuação em lazer. Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, v. 3, p. 116-130, 2019. Disponível em: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p116-130/pdf. Acesso em 20 jun 2022.

SANTOS, C. A. N. L. E.; ISAYAMA, H. F. O currículo de cursos técnicos de lazer no Brasil: um estudo de caso da formação profissional. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 95, p. 276-303, 2014. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3471/3206. Acesso em 21 jun. 2022.

SANTOS, P. M. dos. et al. Formação profissional e percepção de competências de estudantes de educação física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza. Revista da Educação Física / UEM [online]. 2015, v. 26, n. 4, pp. 529-540. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578/15527. Acesso em 21 jun. 2022.

SILVA, O. O. N. Licenciatura e Bacharelado em Educação Física: diferenças e semelhanças. Revista Espaço Acadêmico, n.124, 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12078/7737. Acesso em 20 jun. 2022.

SORIANO, J. B.; WINTERSTEIN, P. J. Limites e desafios para o estudo da intervenção profissional em educação física a partir da noção de competência. Movimento, Porto Alegre, v.12, n.1, p.175-195, janeiro/abril de 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2888/1524. Acesso em 21 jun. 2022.

TONIOLO, K. C. Competências na formação do bacharel em Educação Física: há prevalências? 2020. 287f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, 2020.

VAZ, J. M. et al. Percepção de competências profissionais de instrutores de atividades de aventura na natureza atuantes em Florianópolis. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 1. p. 295-310, jan./mar. de 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66064/41033. Acesso em 23 jun. 2022.

Published

2023-02-09

How to Cite

Lopes, S. S., Toniolo, K. C., Tenório, K. M. R., Freitas, R. K. M. de, & Souza Júnior, M. (2023). Appropriations and Configurations of Competences in Physical Education Bachelor’s Training: A Systematic Review. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 25(4), 238–267. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.44524

Issue

Section

Artigos Originais