Gozo Organizado no Carnaval
O Caso da Folia do Papangu
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1596Palabras clave:
Mercantilização, Prazer, Atividades de LazerResumen
A Folia do Papangu de Bezerros é um evento é organizado por instituições públicas e privadas que utilizam diversos elementos da cultura local para compor o espetáculo. O evento ganha complexidade na medida em que o entendemos seu discurso ideológico que envolve os sujeitos em um circuito de gozo. O objetivo do estudo foi analisar como esse gozo é organizado. Para dar conta de tal questão foram utilizados os conceitos de cultura de Néstor Canclini e a noção de imperativo do gozo advindo de teoria da ideologia de Slavoj Žižek. Na busca foram coletados dados de entrevista etnográfica, fotografias, anotações de campo e documentos, tudo analisado através da análise do discurso foucaltiana. Como resultado, foram identificadas duas regras discursivas que apontam a formatação e a organização da Folia do Papangu como produto cultural.
Referencias
AUSTIN, D.; GAGNÉ, Patricia; OREND, Angela. Commodification and popular imagery of the biker in American culture. The Journal of Popular Culture, v. 43, n. 5, p. 942-963, 2010.
BÖHM, S; BATTA, A. Just doing it: enjoying commodity fetishism with Lacan. Organization, v. 17, n. 3, p. 345-361, 2010.
________; DE COCK, Christian. Everything you wanted to know about organization theory... but were afraid to ask Slavoj Žižek. The Sociological Review, v. 53, n. s1, p. 279-291, 2005.
BRUSADIN, Leandro Benedini; DA SILVA, Rafael Henrique T. O uso turístico do patrimônio cultural em ouro preto. Cultur, p. 69-89, 2012.
CANCLINI, Néstor García; COELHO, Cláudio Novaes Pinto. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CANELAS RUBIM, Antonio Albino. Singularidades da formação em organização da cultura no Brasil. Revista Organicom, v. 7, n. 13, 2012.
CASTRO, Armando Alexandre. Turismo e carnaval na Bahia. Caderno Virtual de Turismo, v. 5, n. 3, p. 34-44, 2005.
CHEMAMA, R. Um sujeito para o objeto. In: R. Goldenberg (Org.) Goza!: Capitalismo, globalização e psicanálise, Salvador: Ágalma, 1997.
CLEMENTS, Paul. The consumption of communism: Changing representations of statue Park museum and Budapest. Art & the Public Sphere, v. 2, n. 1-3, p. 73-86, 2012.
COHEN, Erik. Globalization, global crises and tourism. Tourism recreation research, v. 37, n. 2, p. 103-111, 2012.
COSTA, F. Z. N.; GERRA, J. R. F.; LEÃO, A. L. M. S. O solo epistemológico de Michel Foucault: possibilidade de pesquisa no Campo da Administração. In: ENEPQ, 3, 2011. Anais... João Pessoa: 2011.
DA COSTA, Jodival Mauricio; RICHETTI, Praticia. Parceria entre empresa e comunidades tradicionais na Amazônia brasileira: processos contemporâneos de mercantilização da cultura e do meio ambiente. Novos Cadernos NAEA, v. 13, n. 2, 2011.
DANZIATO, Leonardo José Barreira. O dispositivo de gozo na sociedade do controle. Psicologia & Sociedade, v. 22, n. 3, p. 430-437, 2010.
DE SORDI, J.; TASHISAWA, T. Introdução da Tecnologia de Repositório Institucional: oportunidade para repensar aspectos de qualidade da pesquisa científica. REUNA, v. 18, n. 1, p. 73-88, 2013.
DEBEŞ, Taçgey. Cultural tourism: A neglected dimension of tourism industry. Anatolia, v. 22, n. 2, p. 234-251, 2011.
DIAS, Clímaco. Mundialização soteropolitana: Turismo, carnaval e venda da cidade. Cadernos de Geociências, v. 6, n. 1, 2009.
DITTON, Shanene. Whose Place? Sustaining Cultural Conversations. Whole or in part, must be clearly attributed to the author. Melbourne: Global Cities Research Institute, 2013.
FOLIA DO PAPANGU. Disponível em: http://foliadopapangu2014.com/ . Acesso em: 20 de fev, 2014.
FONTELES, José Osmar. Inserção dos atores sociais locais na gestão do turismo em Jericoacoara-CE. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, v. 5, p. 54-69, 2015.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
GROSSMAN, Lev. The quest for cool. Time, v. 8, p. 2-6, 2003.
GULSON, Kalervo N.; WEBB, P. Taylor. “A raw, emotional thing”—School choice, commodification and the racialised branding of Afrocentricity in Toronto, Canada. Education Inquiry, v. 4, n. 1, 2013.
GUNAY, Zeynep; DOKMECI, Vedia. Culture-led regeneration of Istanbul waterfront: Golden horn cultural valley project. Cities, v. 29, n. 4, p. 213-222, 2012.
HARNEY, N. Comparative Diasporas: How has neoliberalism shaped collective identities. Humanities, v. 1, n. 1, p. 37-51, 2012.
HUNTER, William Cannon. The good souvenir: representations of Okinawa and Kinmen islands in Asia. Journal of Sustainable Tourism, v. 20, n. 1, p. 81-99, 2012.
KONG, Lily. From cultural industries to creative industries and back? Towards clarifying theory and rethinking policy. Inter-Asia Cultural Studies, v. 15, n. 4, p. 593-607, 2014.
LACAN, J. Seminário XX–Mais, Ainda–Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro, 1998.
________. O seminário: livro 7: ética da psicanálise 1959-1960. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
________; MILLER, Jacques-Alain. The seminar of Jacques Lacan. Book 1, Freud's papers on technique 1953-1954. Cambridge Univ. Press., 1991.
LEFEBVRE, H. O marxismo. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1960.
LIGHT, D. Dracula tourism in Romania Cultural identity and the state.Annals of tourism research, v. 34, n. 3, p. 746-765, 2007.
LÓSSIO, Rúbia; PEREIRA, Cesar. História e estórias do carnaval em Pernambuco. 2008. http://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/micro_338_-_historias_e_estorias.pdf>.
LUSTOZA, Rosane Zétola. O discurso capitalista de Max a Lacan: Algumas consequências para o laço social. Revista Ágora, v. 12, n. 1, p. 41-52, 2009.
________. O estatuto do objeto na psicanálise lacaniana: uma comparação com o objeto da ciência. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 24, n. 2, 2008.
MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
MASQUELIER, Charles. Critical theory and contemporary social movements: Conceptualizing resistance in the neoliberal age. European Journal of Social Theory, p. 1368431013484201, 2013.
MELMAN, C. O homem sem gravidade: Gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003.
MERRIAM, Sharan B. Qualitative Research and Case Study Applications in Education. Revised and Expanded from" Case Study Research in Education.". Jossey- Bass Publishers, 1998.
NOGUEIRA, Rodrigo Muniz Ferreira. A festa negra na Bahia: Do medo à apoteose. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, v. 2, n. 1, p. 105-119, 2008.
NOVY, Johannes; COLOMB, Claire. Struggling for the right to the (creative) city in Berlin and Hamburg: new urban social movements, new ‘spaces of hope’?. International Journal of Urban and Regional Research, v. 37, n. 5, p. 1816- 1838, 2013.
ORTIZ, Renato. Cultura e desenvolvimento. Políticas culturais em revista, v. 1, n. 1, 2008. Organization Studies, v.14, n. 2, 1993.
PAIVA JR., F. G.; LEÃO, A. L. M. S.; MELLO, S. C. B. Validade e confiabilidade na pesquisa qualitativa em Administração. Revista de Ciências da Administração, v. 13, n. 31, p. 190-209, 2011.
PONTE, Elizabeth. Por uma cultura pública: organizações sociais, OSCIPS e a gestão pública não estatal na área da cultura. Coleção Rumos Itaú Cultural-Org. da coleção Lia Calabre. São Paulo: Itaú Cultural, 2012.
PONZINI, Davide. The Values of Starchitecture: Commodification of Architectural Design in Contemporary Cities. Organizational Aesthetics, v. 3, n. 1, p. 10-18, 2014.
QUINET, Antonio. A ciência psiquiátrica nos discursos da contemporaneidade. Associação Mineira de Psiquiatria-O Risco, v. 10, n. 8, p. 12-4, 1999.
RAMOS, E. M.; MACIEL, B. O híbrido papangu, do sagrado ao profano, uma possível herança do bumba-meu-boi. I Prêmio de Folkcomunicação Câmara Cascudo. 2008.
________.; MACIEL, B.; . Papangus como ferramenta folkcomunicacional do turismo em Bezerros (PE). Revista Internacional de Folkcomunicação, v. 7, n. 13, 2009.
ROLAND, L. K. Tourism and the commodification of Cubanidad. Tourist Studies, v. 10, n. 1, p. 3-18, 2010.
RUIZ-BALLESTEROS, Esteban; HERNÁNDEZ-RAMÍREZ, Macarena. Tourism that empowers? Commodification and appropriation in Ecuador’s turismo comunitario. Critique of Anthropology, v. 30, n. 2, p. 201-229, 2010.
RYAN, Chris; GU, Huimin. Constructionism and culture in research: Understandings of the fourth Buddhist Festival, Wutaishan, China. Tourism Management, v. 31, n. 2, p. 167-178, 2010.
SANSONE, L. Os objetos da identidade negra: consumo, mercantilização, globalização e a criação de culturas negras no Brasil. Mana, v. 6, n. 1, p. 87-119, 2000.
SIMÕES, Janaina Machado; DARBILLY, Leonardo Vasconcelos Cavalier. Administração, cultura e desenvolvimento. ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, v. 4, 2007.
________; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. A influência do Estado e do mercado na administração da cultura no Brasil entre 1920 e 2002. Revista de Administração Pública, v. 44, n. 2, p. 215-237, 2010.
STAVRAKAKIS, Yannis; CHRYSOLORAS, Nikos. (I Can't Get No) Enjoyment: Lacanian Theory and the Analysis of Nationalism.Psychoanalysis, Culture & Society, v. 11, n. 2, p. 144-163, 2006.
SU, Xiaobo. Urban entrepreneurialism and the commodification of heritage in China. Urban Studies, p. 0042098014528998, 2014.
WYLIE, John W. Poststructuralist theories, critical methods and experimentation. Approaches to Human Geography. Sage, London, p. 298-310, 2006.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. 615 p.
ZIZEK, S. Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, v. 9, 1996. (Ed.). The plague of fantasies. Verso, 1997.
________. A visão em paralaxe. Boitempo Editorial, 2008.
________. Looking awry: An introduction to Jacques Lacan through popular culture. MIT press, 1992.
________; DALY, Glyn. Conversations with Zizek. New Hampshire: John Wiley & Sons, 2013.