O Lazer e a Atuação de Estudantes como Educadores Universitários no Programa Escola da Família
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1683Palabras clave:
Atividade de Lazer, Políticas Públicas, EducaçãoResumen
Essa pesquisa teve como objetivo compreender os conhecimentos e discursos disseminados sobre lazer por meio da ação dos educadores universitários e descrever os modos de ser desses sujeitos. Como estratégia de investigação, foram utilizadas a revisão bibliográfica e a imersão no campo, que teve como instrumento para coleta de dados a observação e entrevistas com doze educadores universitários. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de discurso foucaultiana. Quanto aos educadores universitários, os discursos demonstram preocupação em manter a bolsa de estudos e oferecer segurança às crianças e adolescentes que frequentam o espaço da escola. Ao atuar no PEF, os educadores aprendem aspectos pessoais, relacionados à autonomia, empatia e respeito às diferenças; e aspectos profissionais, referentes a regras, gestão de tempo, pessoas e recursos.
Referencias
ALVES, Cathia. Propostas de animação para grupos religiosos. In: MARCELLINO, Nelson C. (org). Lazer e Recreação: repertório de atividades por ambientes. Campinas: Papirus, 2010. v.2.
BAPTISTA, Maria M. Estudos de Ócio e Leisure Studies – o atual debate filosófico, político e cultural. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 3, n. 1. p. 20-30, jan./abr. 2016.
BARBOSA, Paulo A. A escola da cidadania. In: COSTA, Adriano (Org.). Escola da Família / Fundação para o Desenvolvimento da Educação – Caderno Ideias 32. Diretoria de Projetos Especiais. São Paulo: FDE, 2004.
BRAMANTE, Antonio C. Lazer: concepções e significados. Licere, v.1, n.1, 1998.
CAMARGO, Luís O. L. O lazer e a ludicidade do brasileiro. Revista do centro de pesquisa e formação, maio, 2016.
CAPI, André H. C. Construção de saberes sobre o lazer nas trajetórias de formadores/as do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). (Tese de Doutorado). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer. Belo Horizonte: UFMG/EEFTO, 2016.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault – um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
DAMICO, José. Juventudes governadas: dispositivos de segurança e participação no Guajuviras (Canoas-RS) e em Grigny Centre (França). Tese (Doutorado em Educação). Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2011.
DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1976.
______. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980. FISCHER, Rosa M. B. Foucault e o desejável conhecimento do sujeito. Educação e Realidade, v.24, n.1, p.39-59, jan/jun, 1999.
FOUCAULT, Michel. Verdade e subjectividade (Howison Lectures). Revista de Comunicação e linguagem. n.19. Lisboa: Edições Cosmos, 1993. p. 203-223.
FOUCAULT, Michel. Dits et écrits. vol. IV. Technologies of the Self. Paris: Gallimard, 1994, p. 783 - 813. Disponível em: https://www.filoesco.unb.br/foucault Acesso em: 20 mar. 2016.
______. Em defesa da sociedade. Curso no College de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. Nascimento da Biopolítica. Curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
______. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
______. Microfísica do Poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GABRIEL, Oldrey P. B. Lazer e Religião: algumas aproximações. In: MARCELLINO, Nelson C. Lazer e Sociedade: Múltiplas Relações. Campinas: Alínea, 2008.
GOMES, Christianne L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n.1, p.3-20, jan./abr. 2014.
GOELLNER, Silvana V. Mulheres em movimento: imagens femininas na Revista Educacao Physica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 77-94, jul./dez. 2000.
LARROSA, Jorge. “Tecnologias do eu e educação”. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.
LEME, Marilda A. Programa escola da família: gestão democrática nas escolas públicas paulistas? Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Estadual de São Paulo. UNESP, Rio Claro, 2007.
MARCELLINO, Nelson C. Políticas de lazer: mercadores ou educadores? Os cínicos bobos da corte. In: MARCELLINO, Nelson C. (Org.). Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas: Autores associados, 2001.
______. Pedagogia da Animação. 7. ed. Campinas: Papirus, 2005.
______. Lazer e Cultura. Campinas: Alínea, 2007.
MELO, Victor A de; ALVES JUNIOR, Edmundo de D. Introdução ao lazer. 2. ed. Barueri: Manole, 2012.
MELO, Victor A. Sobre o conceito de lazer. Sinais Sociais, v.8, n. 23. Rio de Janeiro, set-dez, 2013.
PARAISO, Marlucy A. Currículo e formação profissional em lazer. ISAYAMA, Helder F. (Org.). Lazer em estudo: Currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010.
PARKER, Stanley. A sociologia do lazer. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 125-138.
SALES, Shirlei R. Orkut.com.escol@: currículos e ciborguização juvenil. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte, UFMG/FaE, 2010.
SAMPAIO, Tânia M. V. Gênero e Lazer: Um binômio instigante. In: MARCELLINO, Nelson C. (Org.). Lazer e Sociedade, múltiplas relações. Campinas: Alínea, 2008.
SÃO PAULO, Secretaria de Estado da Educação. Resolução SE nº 18, de 05 de fevereiro. Dispõe sobre a consolidação das diretrizes e procedimentos do Programa Escola da Família e dá providências correlatas. São Paulo, 2010 a. Disponível em: https://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Subpages/Legislacao.html Acesso em: 01 set. 2011.
______. Secretaria de Estado da Educação. Manual operativo do Programa Escola da Família. São Paulo, 2010b. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos Acesso em: 10 out. 2013.
______. Secretaria de Estado da Educação. Manual operativo do Programa Escola da Família. São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos Acesso, 10 de out, 2013.
______. Secretaria de Estado da Educação. Manual operativo do Programa Escola da Família. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos Acesso em: 20 nov. 2014.
______. Secretaria de Estado da Educação. Comunicado SE-1. São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/87148275/dou-secao-2-05-03- 2015-pg-19 Acesso em: 04 maio 2016.
______. Secretaria de Estado da Educação. Manual operativo do Programa Escola da Família. São Paulo, 2016a. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos Acesso em: 10 mar. 2016.
______. Secretaria de Estado da Educação. Regulamento Bolsa Universidade. São Paulo, 2016b. Disponível em: https://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Arquivos/REGULAMENTO_2016.pdf Acesso em: 10 mar. 2016.
UNGHERI, Bruno O. A atuação profissional em políticas de esporte e lazer: saberes e competências. Dissertação (Mestrado). 132f. Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, 2014.