O Lazer e a Atuação de Estudantes como Educadores Universitários no Programa Escola da Família

Autores

  • Cáthia Alves Instituto Federal de São Paulo - Campus Salto (IFSP)
  • Maria Manuel Baptista Universidade de Aveiro (UA)
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1683

Palavras-chave:

Atividade de Lazer, Políticas Públicas, Educação

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo compreender os conhecimentos e discursos disseminados sobre lazer por meio da ação dos educadores universitários e descrever os modos de ser desses sujeitos. Como estratégia de investigação, foram utilizadas a revisão bibliográfica e a imersão no campo, que teve como instrumento para coleta de dados a observação e entrevistas com doze educadores universitários. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de discurso foucaultiana. Quanto aos educadores universitários, os discursos demonstram preocupação em manter a bolsa de estudos e oferecer segurança às crianças e adolescentes que frequentam o espaço da escola. Ao atuar no PEF, os educadores aprendem aspectos pessoais, relacionados à autonomia, empatia e respeito às diferenças; e aspectos profissionais, referentes a regras, gestão de tempo, pessoas e recursos.

 

 

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Publicado

2017-10-13

Como Citar

Alves, C., Baptista, M. M., & Isayama, H. F. (2017). O Lazer e a Atuação de Estudantes como Educadores Universitários no Programa Escola da Família. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(3), 1–40. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1683

Edição

Seção

Artigos Originais