Os Significados do Projeto Esporte Cidadão de Indaiatuba-SP para seus Frequentadores

Autores/as

  • Luiz Guilherme Bergamo Centro Universitário Max Planck (UniMAX)
  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.26649

Palabras clave:

Atividades de Lazer, Educação, Cultura, Política Pública

Resumen

O presente estudo tem como objetivo verificar e analisar os significados das atividades esportivas e de lazer para frequentadores do Esporte Cidadão do município de Indaiatuba-SP. Como procedimento metodológico foi realizado pesquisa bibliográfica e de campo. O estudo tem um caráter qualitativo e quantitativo, sendo a pesquisa de campo realizada com os alunos do projeto que estão há mais de dois anos frequentando as aulas. As técnicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas semiestruturadas, observação das atividades e conduta dos alunos e diário de campo. O projeto na visão dos sujeitos participantes oferece oportunidade para a socialização, competição e diversão. Com relação ao entendimento sobre lazer, os interesses mais vinculados pelos entrevistados, são os interesses sociais. Os significados que os alunos entrevistados atribuem às atividades do projeto se remetem à procura de relacionamentos, de querer socializar-se mais, buscar novas amizades, conseguir trabalhar em equipe e saber lidar com pessoas.

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Publicado

2020-12-30

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Os Significados do Projeto Esporte Cidadão de Indaiatuba-SP para seus Frequentadores. (2020). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(4), 119-155. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.26649