Futebol e Propagandas de Cerveja

Paixão e Consumo

Autores/as

  • Mayara Arina Bertolo União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO)
  • Liana Abrão Romera Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.855

Palabras clave:

Futebol, Mídias Sociais, Cerveja

Resumen

O objetivo do estudo foi analisar os recursos de convencimento empregados nas propagandas de cervejas e sua relação com a prática e ou assistência aos espetáculos futebolísticos. Trata-se de estudo descritivo e qualitativo baseado na coleta e análise de comerciais de cerveja divulgados pela mídia televisiva com menção à prática e ou assistência ao futebol. Foram analisados três comerciais de cerveja veiculados na mídia em período que antecede importantes eventos de futebol sediados no Brasil. A análise das imagens das propagandas foi feita com base na teoria da análise do discurso e semiótica de Barthes (1990), pautando-se em dois signos, linguístico e figurativo. O torcedor dos times e da seleção brasileira de futebol torna-se principal alvo das campanhas publicitárias, que ganham intensidade com a aproximação dos megaeventos, fortalecendo assim a contraditória relação entre futebol e cerveja.

 

 

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Publicado

2014-06-30

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Futebol e Propagandas de Cerveja: Paixão e Consumo. (2014). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 17(2), 222-253. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.855