Filosofia e Corporeidade

Reflexões Sobre a Capoeira

Autores/as

  • Luiz Carlos Vieira Tavares Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • Cicero Cunha Bezerra Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Luís Carlos Lira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Tânia Mara Vieira Sampaio Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.1022

Palabras clave:

Filosofia, Esportes, Atividades de Lazer

Resumen

Este trabalho tem como finalidade refletir, a partir da relação entre corpo e movimento, o papel que a Capoeira desempenha para a conscientização do corpo como, por um lado, expressão de práticas culturais que definem o presente e apontam para o futuro e, por outro, como organismo integrado, vivo e radicalmente contrário ao modelo midiático-estético baseado na força e na musculatura. Para tanto, utilizamos como marco referencial as reflexões oriundas da filosofia e da Educação física visando, com isso, uma visão ampla do corpo e de suas relações na Capoeira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRETON, D. L. Adeus ao corpo: Antropologia e sociologia. Campinas: Papirus, 2003. CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994. v. 1.

COURTINE, J.J. Os stakhanovistas do narcisismo In: Bernuzzi, D.S (Org.). Políticas do Corpo. São Paulo: Edição Liberdade, 1995. p.81-114.

COUTO, E. S. O homem satélite: estética e mutações do corpo na sociedade tecnológica. Ijuí: editora Unijuí, 2000.

________. Gille Lipovestsky: Estética Corporal e Protecionismo Técnico nas Culturas Higienista e Desportiva. In: GRANDO, J. C. (Org.) A (dês) Construção do corpo. Blumenau: EDIFURB, 2001. p. 35-59.

D’ANGOLA, Q. Zum! Zum! Zum! Cordão de ouro? In: NEGAÇA, Programa Nacional de Capoeira – CIDOCA. Brasília-DF, 1994. v. 2.

FARIA JUNIOR, A.G. Pesquisa em educação física: enfoques e paradigmas In: FARIA JUNIOR, A. G.; FARINATTI, P. T. V. (Org.). Pesquisa e produção do conhecimento em educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1992. v. 1, p.13-33.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

GAMBOA, S.A.C. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto IN: FAZENDA, I. (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. 12.ed.São Paulo: Cortez, 2010. p. 101-130.

MEDINA, J. P. S. Reflexões sobre a Fragmentação do Saber Esportivo. In: MOREIRA, W.W.(Org.). Educação Física: perspectivas para o século XXI. 4. ed. Campinas: Papirus, 2000. p. 141-158

SAMPAIO, T. M. V. Avançar sobre possibilidades: horizontes de uma reflexão ecoepistêmica para redimensionar o debate sobre o esporte. In: MOREIRA, W. W; SIMÕES, R. (Org.). O esporte como fator de qualidade de vida. Piracicaba: Editora Unimep, 2002. v. 1, p.85-100.

SANTAELLA, L. Corpo e comunicação, sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004

SANTIN, S. Corporeidade e Educação Motora: Confluências e Divergências. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO, 2, CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 3, 2000. Anais... Natal: Novembro, 2000.

SERRES, M. Variações sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

SILVA, P. C. C. A educação física na roda de capoeira: entre a tradição e a globalização. Dissertação (Mestrado) - Campinas, Unicamp, 2002.

SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.

TAVARES, L.C.V. O corpo que ginga, joga e luta: a corporeidade na capoeira. Salvador: Fundação Cultural da Bahia, 2006.

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

Tavares, L. C. V., Bezerra, C. C., Lira, L. C., & Sampaio, T. M. V. (2014). Filosofia e Corporeidade: Reflexões Sobre a Capoeira. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 17(4), 257–268. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.1022

Número

Sección

Artigos de Revisão