Filosofia e Corporeidade
Reflexões Sobre a Capoeira
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.1022Palabras clave:
Filosofia, Esportes, Atividades de LazerResumen
Este trabalho tem como finalidade refletir, a partir da relação entre corpo e movimento, o papel que a Capoeira desempenha para a conscientização do corpo como, por um lado, expressão de práticas culturais que definem o presente e apontam para o futuro e, por outro, como organismo integrado, vivo e radicalmente contrário ao modelo midiático-estético baseado na força e na musculatura. Para tanto, utilizamos como marco referencial as reflexões oriundas da filosofia e da Educação física visando, com isso, uma visão ampla do corpo e de suas relações na Capoeira.
Descargas
Citas
BRETON, D. L. Adeus ao corpo: Antropologia e sociologia. Campinas: Papirus, 2003. CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994. v. 1.
COURTINE, J.J. Os stakhanovistas do narcisismo In: Bernuzzi, D.S (Org.). Políticas do Corpo. São Paulo: Edição Liberdade, 1995. p.81-114.
COUTO, E. S. O homem satélite: estética e mutações do corpo na sociedade tecnológica. Ijuí: editora Unijuí, 2000.
________. Gille Lipovestsky: Estética Corporal e Protecionismo Técnico nas Culturas Higienista e Desportiva. In: GRANDO, J. C. (Org.) A (dês) Construção do corpo. Blumenau: EDIFURB, 2001. p. 35-59.
D’ANGOLA, Q. Zum! Zum! Zum! Cordão de ouro? In: NEGAÇA, Programa Nacional de Capoeira – CIDOCA. Brasília-DF, 1994. v. 2.
FARIA JUNIOR, A.G. Pesquisa em educação física: enfoques e paradigmas In: FARIA JUNIOR, A. G.; FARINATTI, P. T. V. (Org.). Pesquisa e produção do conhecimento em educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1992. v. 1, p.13-33.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
GAMBOA, S.A.C. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto IN: FAZENDA, I. (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. 12.ed.São Paulo: Cortez, 2010. p. 101-130.
MEDINA, J. P. S. Reflexões sobre a Fragmentação do Saber Esportivo. In: MOREIRA, W.W.(Org.). Educação Física: perspectivas para o século XXI. 4. ed. Campinas: Papirus, 2000. p. 141-158
SAMPAIO, T. M. V. Avançar sobre possibilidades: horizontes de uma reflexão ecoepistêmica para redimensionar o debate sobre o esporte. In: MOREIRA, W. W; SIMÕES, R. (Org.). O esporte como fator de qualidade de vida. Piracicaba: Editora Unimep, 2002. v. 1, p.85-100.
SANTAELLA, L. Corpo e comunicação, sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004
SANTIN, S. Corporeidade e Educação Motora: Confluências e Divergências. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO, 2, CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 3, 2000. Anais... Natal: Novembro, 2000.
SERRES, M. Variações sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
SILVA, P. C. C. A educação física na roda de capoeira: entre a tradição e a globalização. Dissertação (Mestrado) - Campinas, Unicamp, 2002.
SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
TAVARES, L.C.V. O corpo que ginga, joga e luta: a corporeidade na capoeira. Salvador: Fundação Cultural da Bahia, 2006.