"Se Precisar, a Gente Mesmo dá Aula"

Lazer, Políticas Públicas, Organização e Participação Comunitária de Idosos

Autores

  • João Paulo Fernandes Soares Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Campus Governador Valadares (UFJF)
  • Ludmila Mourão Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Edmundo de Drummond Alves Júnior Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1076

Palavras-chave:

Envelhecimento, Políticas Públicas, Atividades de Lazer

Resumo

Este artigo busca identificar e compreender as motivações para a permanência de um grupo de idosos no projeto de lazer e atividade física Vida Ativa (PVA), no município de Ubá/MG, e as consequências dessa decisão nas relações sociais desses sujeitos. Assim, esta pesquisa qualitativa se caracteriza como um estudo antropológico de cunho etnográfico. As técnicas foram a observação sistemática das aulas e eventos do PVA e as entrevistas realizadas com um grupo de 8 sujeitos, sendo 5 alunas e 1 aluno, além da professora e da estagiária do projeto. As motivações dos idosos para a continuidade no PVA passam pela reconstrução dos projetos individuais de vida e da construção de um projeto coletivo na velhice, evidenciando laços de sociabilidade e reciprocidade nas relações estabelecidas nesse contexto social.

 

 

 

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Publicado

2015-05-08

Como Citar

Soares, J. P. F., Mourão, L., & Alves Júnior, E. de D. (2015). "Se Precisar, a Gente Mesmo dá Aula": Lazer, Políticas Públicas, Organização e Participação Comunitária de Idosos. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(1), 56–74. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1076

Edição

Seção

Artigos Originais