Atuação de Diferentes Profissionais em Brinquedotecas Hospitalares
Características e Funções
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1112Palabras clave:
Atividades de Lazer, Jogos e Brinquedos, Educação Física e Treinamento, HospitalResumen
O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura sobre os diferentes profissionais e suas características no trabalho com brinquedotecas com crianças e adolescentes hospitalizados. A metodologia desse trabalho foi a análise de produções acadêmicas que tratavam dos diferentes profissionais que atuavam em brinquedotecas hospitalares. Nos artigos analisados foi possível observar que existem diferentes profissionais atuando nas brinquedotecas hospitalares tais como: profissionais de Educação Física, Psicologia, Terapia-Ocupacional e Pedagogia. Como resultado, surgiu então à necessidade de refletir sobre as contribuições que cada área possui para estruturação das brinquedotecas, bem como a compreensão das atividades propostas e seus objetivos no trato com crianças e adolescentes em situação de internação nas brinquedotecas hospitalares.
Descargas
Citas
ANGELO, T. S; VIEIRA, M. R. R. Brinquedoteca hospitalar: da teoria à prática. Arq. Ciência e Saúde, v.17, n. 2, p. 84-90, abr/jun, 2010.
BARROS, A. S. S. e. Contribuições da educação profissional em saúde à forma- ção para o trabalho em classes hospitalares. Cadernos Cedes, Campinas, v. 27, n. 73, dez. 2007.
BECARO, A. B; DELLALIBERA-JOVILIANO, R. Recreação Hospitalar na pediatria: uma proposta pedagógica. Revista EPeQ Fafibe, Bebedouro, v.01, p. 91-101, 2011.
BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos Lei n° 11.104 de 21 de março de 2005 (BRASIL, 2005), que dispõem sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regimento de internação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11104.htm. . Acesso em: 30 out. 2013.
CASARA, A; GENEROSI, R. A; SGARBI, S. A recreação terapêutica como forma de intervenção no âmbito hospitalar. Revista Digital, Buenos Aires, ano 12, n. 110, jul.2007.
CECCIM, Ricardo B. Classe hospitalar: encontros da educação e da saúde no ambiente hospitalar. Pátio, ano 3, n. 10, p. 41-48, ago/out., 1999.
INVERNIZZI, L. Educação Física em Classe Hospitalar: práticas, propostas, desafios. Cadernos de Formação RBCE, p. 34-44, mar.2010.
JURDI, A. P. S; AMIRALIAN, M. L. T. M. Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade. Interface, (Botucatu), v.17, n.45, p. 275-285, abr/jun, 2013.
OLIVEIRA, L. D. B. et al. Brinquedoteca hospitalar como fator de promoção no desenvolvimento infantil: relato de experiência. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v.19, n. 2, p. 306-312, 2009.
PADOVAN, D; SCHWARTZ, G. M. Recreação hospitalar: o papel do profissional de educação física na equipe multidisciplinar. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 4, p. 1025-1034, out/dez, 2009.
PAULA, E. M. A. T; FOLTRAN, E. Brinquedoteca Hospitalar: direito das crianças e adolescentes hospitalizados. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v.3, p.22-25, 2007. Disponivel em:
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/viewFile/3828/2707. Acesso em: 28 abr. 2015.
PAULA, E. M. A. T. A Universidade e a experiência em educação no contexto hospitalar: formação profissional e humana. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/PA-551- 12.pdf. Acesso: 04 fev. 2014.
PAULA, E. M. A. T.; et al. A brinquedoteca e a escola no hospital: espaços diferenciados que se complementam. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-384- 12.pdf. Acesso: 04 fev. 2014.
PICHETTI, S. A; SANTINI, H; TRENTIN, D. T. Recreação terapêutica: visão da equipe multidisciplinar da unidade de pediatria de um hospital da Serra Gaúcha. DO CORPO: Ciências e Artes, Caxias do Sul, v.1, n.1, p. 1-15, jul/dez, 2011.
SILVA, E. L. da; MENEZES, E.M. Metodologia de pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005, 138p.
VASCONCELOS, M. S; ABRÃO, J. L. F; GOMES, V. S. Brinquedoteca móvel: o brincar interativo na hospitalização infantil. Revista Ciência em Extensão, v.6, n.1, p. 5-18, 2010.
VAZ, A. F; et al. Educação Física em Classe Hospitalar: notas sobre uma experiência com uma turma de primeiros anos do ensino fundamental. Cadernos de Educação|FaE/PPGE/UFPel|, Pelotas, v.33, p.167-184, mai/ago, 2009.
VAZ, A. F; VIEIRA, C. L. N; GONÇALVES, M. C. Educação do corpo e seus limites: possibilidades para a Educação Física na classe hospitalar. Movimento, Porto Alegre, v.11, n.1, p.71-87, jan/abr, 2005.
WUO, A. E.; BURNIER, L. O. O clown no hospital. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOONCOLOGIA, 3. ,1996, São Paulo, Anais... São Paulo, 1996. p. 101-106.