Fomentando a Educação Não Formal no Lazer e Recreação em Hotéis

Autores/as

  • Marcio Aparecido Franco de Godoy Fazolin Universidade Paulista (UNIP)
  • Luciano Allegretti Mercadante Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Regina Célia Grando Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1162

Palabras clave:

Atividades de Lazer, Hotel, Educação Não Formal

Resumen

O lazer e a recreação assumem diferentes classificações e múltiplas abordagens em relação ao tempo livre da sociedade. O presente estudo apresenta uma discussão sobre a dimensão educacional relacionada às atividades de lazer e recreação em hotéis, a partir de uma pesquisa de campo realizada com hospedes e profissionais da área hoteleira. O objetivo do estudo foi investigar em que medida as atividades de lazer e recreação realizadas em hotéis contribuem para formação integral de crianças entre 06 e 14 anos.  Com uma revisão sistemática da literatura, foi realizada uma pesquisa qualitativa do diário de campo. Foi realizada uma observação das atividades do hotel em três dias da programação de lazer. Após a fase de observação, a análise aconteceu com base em quatro categorias; (1) cultura corporal do movimento; (2) jogo simbólico e ação cognitiva; (3) a competição como sociabilização; (4) educação não formal e potencial motor. Essas categorias demonstraram um processo educativo que contribui para a formação integral daqueles que praticam as atividades em um ambiente de educação não formal. A investigação realizada demonstrou que existe um processo de aprendizagem durante as atividades de lazer programadas em hotéis.

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Citas

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Publicado

2015-12-04

Cómo citar

Fazolin, M. A. F. de G., Mercadante, L. A., & Grando, R. C. (2015). Fomentando a Educação Não Formal no Lazer e Recreação em Hotéis. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(4), 209–248. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1162

Número

Sección

Artigos Originais