Vamos Brincar na “Escolinha”?

Inserindo Atividades de Jogos e Brincadeiras em Escolas de Ensino Infantil

Autores

  • Rute Estanislava Tolocka Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Mateus Aparecido Stahl Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Camila Bruzasco de Oliveira Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Barbara Detoni Borba Blanco Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Marina Donato Crepaldi Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Vitor Antonio Cerignoni Coelho Universidade Federal do Tocantins (UFTO)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1201

Palavras-chave:

Criança, Jogos e Brinquedos, Atividades de Lazer

Resumo

Possibilidades de brincar são escassas na escola, por isto este estudo apresenta um programa realizado em cidade de São Paulo, com 54 professores e aproximadamente 300 crianças de escolas infantis municipais, que incluiu aulas teóricas e práticas, debates, um evento e exposição de painéis. Todas as atividades foram registradas. Verificou-se que as rotinas de tais instituições são rígidas e sem tempo para brincar, mesmo sendo reconhecida a importância do brincar para a criança. Foram oferecidas às crianças oportunidades para brincar com seus pares na classe. No evento, crianças de diferentes idades puderam brincar juntas. O estudo mostrou que há possibilidade de mudar a situação nas escolas infantis aumentando oportunidades para as crianças brincarem.

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Publicado

2016-03-01

Como Citar

Tolocka, R. E., Stahl, M. A., Oliveira, C. B. de, Blanco, B. D. B., Crepaldi, M. D., & Coelho, V. A. C. (2016). Vamos Brincar na “Escolinha”? Inserindo Atividades de Jogos e Brincadeiras em Escolas de Ensino Infantil. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(1), 233–258. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1201

Edição

Seção

Artigos Originais