Rudimentos Teóricos Direcionados à Educação Para/Pelo Lazer na Perspectiva Afro-Brasileira

Autores

  • Silvana dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12328

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Cultura, Animação Educativa

Resumo

O lazer ainda é tratado com características eurocêntricas (contraposição ao trabalho). Frente a isso, enfatizamos a necessidade de uma educação para/pelo lazer pautada na matriz afro-brasileira. Para tanto, identificamos modos de fazer e conteúdos dessa matriz em produções realizadas no campo de atuação da educação física. Por meio da revisão sistemática, foram encontrados 42 resultados sendo selecionados 16 estudos, sendo 8 relativos a manifestações culturais afro-brasileiras. Identificamos que as culturas de diferentes matrizes se interagem de formas distintas, promovendo a articulação dos conflitos entre a cultura das mestiçagens que a enredam, das anacronias que a sustentam, por fim, a maneira em que trabalha a hegemonia e as resistências que mobilizam.

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Publicado

2019-03-30

Como Citar

Santos, S. dos, & Pimentel, G. G. de A. (2019). Rudimentos Teóricos Direcionados à Educação Para/Pelo Lazer na Perspectiva Afro-Brasileira. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(1), 445–472. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12328

Edição

Seção

Artigos de Revisão