A “Escola Aberta” Como Instrumento de Lazer
Um Estudo de Caso no Centro Educacional de Coaraci
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1288Palabras clave:
Educação, Atividades de Lazer, Distribuição Espacial da PopulaçãoResumen
O presente estudo foi realizado no município de Coaraci – BA, tendo como objetivo geral, investigar como o Centro Educacional de Coaraci (CEC) pode contribuir no processo de ampliação da democratização do acesso ao lazer na cidade. Essa pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo utilizou a abordagem de estudo de caso. Para atingir os objetivos foram aplicados questionários mistos e aberto aos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar (alunos, professores, diretor e pais). Os resultados foram discutidos com diversos teóricos que tratam de questões ligadas à educação, ao lazer, e especificamente ao programa escola aberta. Conclui-se que a maioria dos depoentes indicam um potencial no CEC para implantação do projeto supracitado e para ampliação da democratização ao acesso do lazer em Coaraci, através da implementação da Escola Aberta, porém ainda existem poucas iniciativas, sobretudo do poder público e muitas dificuldades para uma melhor relação da escola com a comunidade na realização das atividades de lazer.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli. Avanços no conhecimento etnográfico da escola. IN: FAZENDA, Ivani (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papiro, 1995.
BONI, Valdete & QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 3, janeiro-julho/2005, p. 68-80.
________. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
________. Lei No 10.172, de 9 de janeiro de 2001.
________, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.
________. Programa escola aberta. Ministério da educação secretaria de educação continuada, alfabetização e diversidade. [s. d.]. Disponível em: ftp://ftp.fnde.gov.br/web/escola_aberta/secretarias_participantes_escola_aberta.pdf Acesso em: 17 set. 2014.
CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira & SOUSA, Elane Mayara. Escuta Sensível: O que é? (Escuta Sensível em Diferentes Contextos Laborais) IN: CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira (Org.). (Con)Texto em escuta sensível. Brasília: Thesaurus, 2011.198 p.
COSTA, Jonatas Maia da; MASCARENHAS, Fernando; WIGGERS, Ingrid Dittrich. O lazer eclipsado: registros sobre o programa “Escola Aberta”. Motriz, Rio Claro, v.17 n.4, p.569-578, out./dez. 2011.
DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva: SESC, 1979. 249p.
ESTEBAN, Maria Teresa. Educação popular: desafio à democratização da escola pública. Cad. Cedes, Campinas, v. 27, n. 71, p. 9-17, jan./abr. 2007.
FANTINATO, Aline Costa, & CIA, Fabiana. Psicol. Argum., Curitiba, v. 29, n. 67, p. 499-511, out./dez. 2011.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
GISLAN, Paulo; OLIVEIRA, João Danilo Batista de; ROCHA, Luiz Carlos. Lazer e política pública: o caso (in)existente em um município baiano. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v. 18, n. 179, Abril de 2013.
HALLAL, Pedro Curi et al. Prevalência de sedentarismo e fatores associados em adolescentes de 10-12 anos de idade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, p. 1277-1287, jun, 2006.
IBGE. Censo Demográfico 2001. Disponível em http://www.censo2015.ibge.gov.br
MAYA, Paulo Valério Ribeiro. Trabalho e tempo livre: uma abordagem crítica. In: JACQUES, MGC., et al. (Org.). Relações sociais e ética [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 31- 47. ISBN: 978-85-99662-89-2. Available from SCIELO Books <http://books.scielo.org>.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. et al. Importância da recreação e do lazer/(Cadernos interativos – elementos para o desenvolvimento de políticas, programas e projetos intersetoriais, enfatizando a relação lazer, escola e processo educativo) – Brasília: Gráfica e Editora Ideal, 2011. 52 p. v. 4.
________. Estudos do lazer: uma introdução. 2. ed., ampl. Campinas: Autores Associados, 2000.
________. Estudos do lazer: Uma Introdução. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
________. Estudos do lazer: uma introdução. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
________. Lazer e educação. 11. ed. Campinas: Papirus, 2004.
MARIANO, Stéphanie Helena. Políticas públicas de lazer em cidades de pequeno porte de regiões metropolitanas – Piracicaba, 2008. 300 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Educação Física) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.
MENDES, Valdelaine et al. A participação da comunidade no Projeto Escola Aberta no Rio Grande do Sul: o uso da escola pública nos finais de semana. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 17, n. 64, p. 549-570, jul./set. 2009.
MINAYO, M.C.S. & SNACHES, O. Quantitativo-qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, Jul/Set, 1993.
MÜLLER, Ademir. Em busca de uma base para o esporte olímpico: política pública e gestão da educação física, do esporte e do lazer no Brasil. In: TURINI, Marcio & DACOSTA, Lamartine. (Org.). Coletânea de Textos em Estudos Olímpicos. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2002.
OEHLSCHLAEGER, Maria Helena Klee et. al. Prevalência e fatores associados ao sedentarismo em adolescentes de área urbana. Rev. Saúde Pública, v. 38, n. 2, p. 157- 63, 2004.
PICCOLO, Gustavo Martins. A Escola como Ferramenta à Educação Para o Lazer. Licere, Belo Horizonte, v.12, n.2, jun./2009.
PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. Brincar, jogar, viver: lazer e intersetorialidade com o PELC. [Brasília]: [SNDEL], 2008. 631 p.
REQUIXA, Renato. Sugestões de diretrizes para uma política nacional de lazer. São Paulo, 1980.
ROCHA, Michelle Araújo & SOUZA, Luciana Karine de. As crianças e o lazer em família. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 9, n. 1, 2014.
RODRIGUES, Rosemar Ferreira. Escola aberta: a apropriação do espaço público pela comunidade. Periódico de Divulgação Científica da FALS, v. 3, n. 6, Out2009/Jan2010.
SILVA, Michel Jairo Vieira da; LOPES, Pricylla Wanna; XAVIER, Sérgio Henrique Verçosa. Acesso a Lazer Nas Cidades do Interior: Um Olhar Sobre o Projeto CINE SESI Cultural. In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO. 6, 10 e 11 de setembro de 2009 – Universidade Anhembi Morumbi – UAM/ São Paulo/SP
SOUZA, Rodrigo Pereira de. Nível de sedentarismo entre adolescentes do munícipio de Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Educação Física em Revista, v. 5, n. 2, 2011.
TINOCO, Alcione Nascimento. Introdução - Proposta Pedagógica do Programa Escola Aberta In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Escola Aberta. RICARDO, H. 2007.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Trad. Denise Regina de Sales; Márcia dos Santos Dorneles. 5 . ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.