Percepções dos Integrantes de um Projeto Social de Educação e Esporte em Florianópolis (SC)

Autores/as

  • Liliana Flora Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)
  • Miraíra Noal Manfroi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Verônica Werle Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alcyane Marinho Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1692

Palabras clave:

Projetos, Esportes, Educação

Resumen

Este estudo teve por objetivo investigar um Projeto social esportivo em Florianópolis (SC), sob o olhar dos seus integrantes. Participaram da pesquisa educandos assíduos do Projeto, há dois anos ou mais, e educadores contratados para trabalharem no mesmo. Os instrumentos utilizados foram observações e entrevistas semiestruturadas, sendo que os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a predominância do esporte educacional e dos valores sociais como conteúdos; a valorização da participação do educando, embora ainda seja necessária a consolidação desta prática; a manifestação sobre os significados do Projeto vinculada às relações afetivas ali estabelecidas; a possibilidade de uma educação para o lazer; e, por fim, o reconhecimento sobre a necessidade de maior diálogo com as famílias dos educandos e o entendimento sobre sua realidade.

 

 

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Publicado

2017-10-13

Cómo citar

Flora, L., Manfroi, M. N., Werle, V., & Marinho, A. (2017). Percepções dos Integrantes de um Projeto Social de Educação e Esporte em Florianópolis (SC). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(3), 214–248. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1692

Número

Sección

Artigos Originais