Alongamento? Dinâmica? Chama o Professor de Educação Física!

Rediscutindo o Fazer da Categoria em um CAPS

Autores/as

  • Shalana Holanda Varela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)
  • Braulio Nogueira de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1780

Palabras clave:

Sistema Único de Saúde, Educação Física e Treinamento, Saúde Mental

Resumen

Este trabalho tem como intuito refletir o fazer da Educação Física em um Centro de Atenção Psicossocial, por meio da Residência Multiprofissional em Saúde. Como percurso metodológico, seguimos o processo de sistematização de experiências proposto por Holliday, com apreensão do material empírico a partir do diário de campo por 12 meses. Por vezes, foram atribuídas ao profissional de Educação Física exclusivamente tarefas consideradas restritas à área, como alongamento e práticas recreativas; e pôde-se perceber que houve dificuldades de compreensão da atuação da categoria como profissional da saúde mental, responsável pelo acolhimento, apoio matricial, salas de espera e demandas pertinentes ao serviço. Pelo olhar fragmentado das profissões, o trabalho multiprofissional é ainda um desafio e a Residência é um diferencial para mudança deste cenário.

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Publicado

2018-03-21

Cómo citar

Varela, S. H., & Oliveira, B. N. de. (2018). Alongamento? Dinâmica? Chama o Professor de Educação Física! Rediscutindo o Fazer da Categoria em um CAPS. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(1), 313–340. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1780

Número

Sección

Artigos Originais