Apropriação das Tecnologias Virtuais como Estratégias de Intervenção no Campo do Lazer

Os Webgames Adaptados

Autores

  • Gisele Maria Schwartz Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Rio Claro
  • Danilo Roberto Pereira Santiago Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Rio Claro
  • Cristiane Naomi Kawaguti Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Rio Claro
  • Giselle Helena Tavares Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Rio Claro
  • Juliana de Paula Figueiredo Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Rio Claro
  • Marcelo Fadori Soares Palhares Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Rio Claro
  • Amanda Mayara do Nascimento Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.1882

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Jogos e Brinquedos, Educação Física e Treinamento

Resumo

Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar, na visão de futuros profissionais de Educação Física, a aceitação da proposta de inserção dos Webgames adaptados no contexto do lazer. O estudo compreendeu uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumentos para a coleta de dados um questionário contendo perguntas abertas e observação participante, desenvolvida durante 4 encontros envolvendo vivências com Webgames adaptados, oferecidas a 60 estudantes de Universidade Estadual brasileira. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático, com base em três eixos temáticos referentes à receptividade e interesse dos participantes sobre a proposta, aos aspectos emocionais e à criatividade presentes durante as vivências. Os resultados indicaram que os futuros profissionais apontaram boa aceitação das estratégias envolvendo os Webgames adaptados, salientando o grande potencial de vivências emocionais e de criatividade nas propostas. Durante a observação, pode-se notar alto grau de motivação e imersão nas atividades de adaptação dos jogos do ambiente virtual envolvendo o corpo. Sugerem-se novos estudos, no sentido de subsidiar o profissional atuante no campo do lazer para lidar com a inserção dos recursos tecnológicos como estratégia pedagógica.

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Publicado

2013-09-01

Como Citar

Schwartz, G. M., Santiago, D. R. P., Kawaguti, C. N. ., Tavares, G. H., Figueiredo, J. de P., Palhares, M. F. S. ., & Nascimento, A. M. do. (2013). Apropriação das Tecnologias Virtuais como Estratégias de Intervenção no Campo do Lazer: Os Webgames Adaptados. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 16(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.1882

Edição

Seção

Artigos Originais