Por um Pedagogo Brincante

Um Olhar sobre o Brincar no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais

Autores/as

  • Daniel Cardoso Alves Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24869

Palabras clave:

Jogos e Brinquedos, Educação Infantil, Formação Curricular, Pedagogo

Resumen

Este artigo tem como objetivo geral investigar o que propõem os componentes curriculares integrantes do curso presencial de licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG-CBH) em relação ao aproveitamento das potencialidades de uma aprendizagem brincante aplicada à formação do futuro profissional do cenário da Educação Infantil (EI). Adota uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. Ao todo, foi possível analisar nomenclaturas, ementas e bibliografias básicas de 89 (oitenta e nove) componentes curriculares que integram o referido curso. Dentre os achados, constatamos que o Brincar representa apenas 8% (oito por cento) da carga horária total do curso, nos levando a concluir que a formação curricular do pedagogo na FaE/UEMG-CBH carece de um viés brincante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva et al. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação profissional da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 819-842, out. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a10v2796.pdf. Acesso em: 13 out. 2011.

ALVES, Nilda. Sobre a possibilidade e a necessidade curricular de uma Base Nacional Comum. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p. 1464 – 1479 out./dez. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/DELL/Downloads/21664-55642-1-PB.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.

ANTÔNIO, Severino. Constelações uma escuta poética da infância. Americana: Adonis, 2014.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knoop Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 6. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2005.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n° 251/62. Fixa o currículo mínimo e a duração do Curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. In: Documenta. nº 11. Jan.-Fev. 1963. 59-66p.

________. Conselho Federal de Educação. Parecer n° 252/69. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados na organização do curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. In: Documenta. nº 100. Abr. 1969. 101-139 p.

________. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 05/2005 de 13 de dezembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Diário Oficial da União, Brasília, 15 maio 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em 26 dez. 2013.

________. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1/2006 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 21 dez. 2013.

________. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccvil_03/ constituiçao.htm. Acesso em: 15 mai. 2019.

________. Decreto-Lei nº 1190 de 04 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, RJ, 06 abr. 1939. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 08 set. 2013.

________. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 04 jun. 2019.

________. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em 04 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 14. dez. 2019.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

DOLTO, F. Psicanálise e pediatria. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1988. (Trabalho original publicado em 1971).

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

________. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: BCD União de Editores, 1999.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 11. ed. [S.l.] Paz e Terra, 1980.

________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FRIEDMANN, A.; PIORSKI, G.; SANTOS, M. F.; CRAEMER, Ute ; SAURA, S. C. ; LAMEIRAO, L. ; ECKSCHMIDT, S. ; LEITE, Ana Cláudia Arruda . Diálogos e Experiências: pontes que conectam pessoas e territórios. In: Renata Meirelles. (Org.). Território do Brincar - diálogos com escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015.

GATTI, Bernardete A; NUNES, M. M. R. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atalas. 2002.

KOHAN, W. O. A infância, entre o humano e o inumano. In: R.L. GARCIA (ed.), Diálogos cotidianos. Petrópolis/Rio de Janeiro, FAPERJ, 2004.

LARROSA, Jorge; LOPES, José; S. M. TEIXEIRA, Inês A. C. Olhar a infância. In: A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Que destino os educadores darão à pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. – 7. ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.

MINAS GERAIS. GOVERNO ESTADUAL. Lei nº 11.539, de 22 de julho de 1994. Dispõe sobre a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – e dá outras providências. Disponível em: https://www.uemg.br/downloads/940722_LE_11539.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

NARANJO, J. Casa das Estrelas. O universo contado pelas crianças. Brasil: Foz, 2013.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Diferença no Currículo. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 587-604, maio/ago. 2010.

PESSOA, Fernando. Poesias.15. ed. Lisboa: Ática, 1995.

PIMENTA, Selma Garrido et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p.15-30, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0015.pdf. Acesso em: 24 set. 2018.

PORTAL G1. Bolsonaro chama Greta Thunberg de 'pirralha' ao comentar declaração da ativista sobre morte de índios. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/12/10/bolsonaro-chama-greta-thunberg-de-pirralha-ao-comentar-declaracao-da-ativista-sobre-morte-de-indios.ghtml. Acesso em: 11 dez. 2019.

RILKE, Rainer Maria, 1875-1926. Cartas a um jovem poeta/ Rainer Maria Rilke; tradução de Pedro Süssekind. - Porto Alegre: L&PM, 2009.

ROCHA, R. Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha. São Paulo: Salamandra, 2002.

SILVA, Agostinho da. Textos Pedagógicos I, Lisboa, Âncora Ed., 2000.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Plano de Desenvolvimento Institucional. Disponível em: http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PDI_final_site.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

________. Graduação. Projeto Pedagógico do Curso presencial de Pedagogia da FaE/UEMG, 2008. Disponível em: https://www.uemg.br/graduacao/cursos2/course/pedagogia. Acesso em: 14 dez. 2019.

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Alves, D. C. (2020). Por um Pedagogo Brincante: Um Olhar sobre o Brincar no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(3), 546–586. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24869

Número

Sección

Artigos Originais