Cartografia dos Territórios da Escola

Mapeando Espaços Heterotópicos de Lazer que Possibilitam Inflexões de Aprendizagem

Autores

  • Leandro Veloso Silva Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34949

Palavras-chave:

Lazer-Educação, Espaços Heterotópicos, Escola

Resumo

Este artigo apresenta passos e reconhecimentos de uma pesquisa de doutorado, que buscou abordar e problematizar questões no entorno do sujeito social ‘criança’ no seu processo de conhecer e aprender no decorrer do ‘brincar’ nos momentos de ‘lazer’ da/na ‘infância’ nos territórios da Escola. Para tanto, se subsidia num movimento de uma pesquisa bibliográfica, ancorada nos caminhos metodológicos desenhados por meio de uma pesquisa qualitativa e pós-crítica, tendo como rota a abordagem de uma cartografia. Nesse sentido, teve como objetivo se movimentar com a escola e com seus atores e sujeitos sociais, para ‘compreender como a cartografia pode mapear espaços dentro dos territórios da escola, e, desta forma, apontar os acontecimentos de inflexões de aprendizagem, por meio das práticas sociais presentes nos brincares dessas crianças em lugares identificados e denominados como sendo ‘espaços heterotópicos de lazer’.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Silva, L. V. (2021). Cartografia dos Territórios da Escola: Mapeando Espaços Heterotópicos de Lazer que Possibilitam Inflexões de Aprendizagem. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(2), 377–417. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34949

Edição

Seção

Artigos Originais