Práxis Lúdica no Atendimento Educacional Hospitalar
Revisão de Literatura de Teses e Dissertações
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.41692Palabras clave:
Educação, Criança hospitalizada, Serviço hospitalar de educaçãoResumen
O objetivo do estudo foi identificar processos educativos decorrentes da práxis lúdica no contexto do atendimento educacional hospitalar (AEH) desde uma revisão de literatura. A metodologia foi a utilização de levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no período de 2017 a 2021. Foram selecionadas e analisadas três dissertações. A análise permitiu a identificação dos seguintes processos educativos: ressignificação, enfrentamento da hospitalização, solidariedade, afetividade, motivação e sensibilidade. A práxis lúdica no AEH contribui no desenvolvimento educacional das crianças, assim como, no fazer docente do/a educador/a no contexto hospitalar. Os processos educativos identificados estão interligados numa perspectiva de transformação da realidade de hospitalização marcada pelo adoecimento, reafirmando a relevância desse atendimento.
Descargas
Citas
BORTOLOTE, Giovana Soares; BRETAS, José Roberto da Silva. O ambiente estimulador ao desenvolvimento da criança hospitalizada. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 422-429, 2008.
BRASIL. Decreto 13.716 de 24 de setembro de 2018. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 25 set. 2018, v. 195, seç.1, p. 2.
BRASIL. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial – Brasília: MEC; SEESP, 2002. 35 p.
CANDAU, Vera Maria; LELIS, Isabel Alice. A relação teoria-prática na formação do educador. In: CANDAU, Vera Maria. (org.) Rumo a uma nova didática. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. p.49-63.
CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; PIO, Paulo Martins. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, p. 428-445, 2017.
DE SOUZA MASSA, Monica. Ludicidade: da etimologia da palavra à complexidade do conceito. Aprender-Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 15, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GONÇALVES, Adriana Garcia.; MANZINI, Eduardo José. Classe hospitalar: poesia, texto e contexto de crianças e adolescentes hospitalizados. Marília: ABPEE, 2011.
GONÇALVES JUNIOR, Luiz.; RAMOS, Glauco Nunes Souto. A prática de ensino e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em educação física. Revista da Unicastelo, São Paulo, v. I, n. 1, p.13-15, 1998.
KOLLER, Sílvia H.; DE PAULA COUTO, Maria Clara P.; VON HOHENDORFF, Jean. Manual de produção científica. Penso Editora, 2014.
LINO, Ana Maria. Olhares e narrativas de crianças hospitalizadas sobre a vida escolar. 2018. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
OLIVEIRA, M. W. et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M.W.; SOUSA, F.R. de (Orgs). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
PINTO, L.M. Vivências lúdicas no lazer: humanização pelos jogos, brinquedos e brincadeiras. In: MARCELLINO, N.C. (org.). Lazer e cultura. Campinas: Alínea, 2007. p. 171-193.
RABELO, Francy. A formação do pedagogo em contexto hospitalar: reflexões e práticas na garantia do direito a educação da criança e do adolescente hospitalizado. UDESC em Ação. v. 5, n. 1, 2011.
RIBEIRO, O.B.S. Práticas pedagógicas em ambiente hospitalar: a contação de histórias na perspectiva das crianças de um centro de oncologia. 2018.140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
RIBEIRO, C.A; ANGELO, M. O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 391-400, 2005.
SILVA, N.; ANDRADE, E. Pedagogia hospitalar: fundamentos e práticas de humanização e cuidado. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2013.
VASCONCELOS, E. C.S.F. As tecnologias de comunicação e informação e a mediação pedagógica: uma proposta para classe hospitalar da rede municipal do Recife – PE. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia a Gestão em Educação a Distância) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.
VENDRAMIN, M.J.; FERNANDES, R.F; MATTÃO, P. Os benefícios do lúdico na pedagogia hospitalar. Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Faculdades Promove de Brasília, p. 1-14, 2016. http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/f9ef5f5a689ffa9382d459c2af8174a1.pdf. Acesso em: 25 fev 2022.
ZAIAS, Elismara; PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira. A produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares: análise de teses e dissertações. Educação Unisinos, v. 14, n. 3, p. 222-232, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300008. Acesso em: 10 fev 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.