The Sims 3

Perspectivas de uma Experiência de Lazer Virtual

Autores

  • Paulo César Antonini de Souza Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Clayton da Silva Carmo Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.650

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Criatividade, Simulação por Computador

Resumo

Nesse estudo objetivamos desvelar os significados atribuídos por jogadores e jogadoras no âmbito do lazer virtual, a partir das relações desenvolvidas na experiência com o jogo The Sims 3. No sentido de tornar compreensível sua dinâmica, apresentamos o jogo e os valores que o tornam atrativo para as pessoas. Como procedimentos metodológicos utilizamos questionários aplicados junto a sete pessoas cadastradas em um fórum online sobre o The Sims e, para a análise de dados, nos valemos da formação de categorias. Foram construídas três categorias: A) Fertilizando imaginações, que se relaciona com a possibilidade de criação e as motivações do jogo analisado; B) Tentando escapar da caixa invisível, indicando as idealizações e perspectivas futuras estimuladas na experiência do jogo; C) Expandindo Horizontes, que indica aprendizados descritos pelos/as participantes no contexto do jogo.

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Publicado

2013-06-20

Como Citar

Souza, P. C. A. de, Carmo, C. da S., & Gonçalves Junior, L. (2013). The Sims 3: Perspectivas de uma Experiência de Lazer Virtual. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 16(2). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.650

Edição

Seção

Artigos Originais