Compreensões de Lazer/Ocio na América Latina

Uma Análise Conceitual

Autores/as

  • Christianne Luce Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.667

Palabras clave:

Atividades de Lazer, Educação de Pós-Graduação, América Latina

Resumen

Análise das compreensões de lazer/ocio de professores, profissionais e estudantes vinculados a cinco programas de mestrado em Lazer/Tempo Livre/Recreação desenvolvidos no Brasil, Costa Rica, Equador e México. A metodologia desta pesquisa qualitativa contou com estudo bibliográfico e entrevistas com 25 voluntários. Os resultados evidenciaram que os entrevistados do México, majoritariamente, compreendem o ocio como uma experiência. Na Costa Rica, o ocio é tomado como sinônimo de esparcimiento, sendo este associado ao aspecto da atitude. No Equador os entendimentos foram variados e, no Brasil, o lazer foi compreendido como um fenômeno cultural, contrastando substancialmente com os demais países.

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Publicado

2013-12-20

Cómo citar

Gomes, C. L. (2013). Compreensões de Lazer/Ocio na América Latina: Uma Análise Conceitual. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 16(4). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.667

Número

Sección

Artigos Originais