Atividades do Cotidiano Infantil em uma Cidade do Interior Paulista e suas Relações com o Brincar

Autores

  • Vitor Antonio Cerignoni Coelho Faculdade de Americana (FAM)
  • Maiara Aparecida de Souza Fermino Faculdade de Americana (FAM)
  • Rute Estanislava Tolocka Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.703

Palavras-chave:

Educação Infantil, Atividade Motora, Jogos e Brinquedos

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o cotidiano na primeira infância na cidade de Santa Bárbara d’Oeste/SP verificando se estão sendo oferecidas oportunidades para a criança brincar. Trata-se de uma pesquisa de campo, com observação in locu da rotina de uma instituição de ensino infantil, análise documental e aplicação de formulário aos pais de 30 crianças, entre três e quatro anos de idade. Na instituição encontrou-se predominância de atividades direcionadas à assistência, alfabetização e ações manuais em detrimento de atividades motoras e brincadeiras de habilidades básicas. Fora da instituição as crianças tiveram poucas oportunidades de realizar atividades motoras; a maioria brincou em casa, com brinquedos industrializados, ou assistiu televisão. Verifica-se que tanto na instituição como fora dela, a primeira infância está sendo privada de oportunidades de brincar, desrespeitando-se um de seus direitos básicos.

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Publicado

2012-12-20

Como Citar

Coelho, V. A. C., Fermino, M. A. de S., & Tolocka, R. E. (2012). Atividades do Cotidiano Infantil em uma Cidade do Interior Paulista e suas Relações com o Brincar. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 15(4). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.703

Edição

Seção

Artigos Originais